Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
30/11/2020

Só de ouvir o barulhinho da água saindo do chuveiro, ou de uma torneira aberta, você já sente aquele aperto?

Essa sensação de urgência para ir ao banheiro é um dos sintomas que os pacientes com LUTS podem apresentar.

Vocês sabiam que 40% dos homens e 59% das mulheres acima de 40 anos apresentam algum tipo de LUTS?

Os sintomas do trato urinário inferior (STUI), também conhecidos pela sigla LUTS (do inglês Lower Urinary Tract Symptoms), presente em condições como Bexiga Hiperativa e HPB afeta de forma direta a qualidade de vida de todos que convivem com ela. Insegurança para sair de casa é uma queixa comum dos pacientes.

Mas o que é Bexiga Hiperativa e HPB?

Bexiga Hiperativa é uma síndrome que se caracteriza principalmente pela urgência de ir ao banheiro, tanto durante o dia quanto durante a noite. Sintomas mais comuns da condição:

Vontade constante de ir ao banheiro (mais de 8 vezes ao dia)Acordar muitas para vezes para fazer xixiDesejo súbito de urinar, difícil de adiarPerda de xixi

 

HPB é a sigla para a hiperplasia prostática benigna, que se caracteriza pelo aumento benigno da próstata. Devido ao aumento da próstata, a bexiga do paciente é pressionada, causando vontade frequente ou descontrole para urinar. Sintomas mais comuns da HPB:

Sensação de esvaziamento incompleto da bexigaFazer força para esvaziar a bexigaGotejamento (nas roupas íntimas)Xixi fraco ou espalhado.

E por que esses distúrbios merecem atenção?

Apesar do significativo impacto na qualidade de vida, somente 30,6% dos homens e 36,8% das mulheres relatam procurar tratamento!

Quando se trata de Bexiga Hiperativa, 25% das pessoas sofrem com os sintomas. Apenas 35,1% procuram tratamento.

Em relação à HPB, cerca de 50% dos homens com mais de 50 anos vão ter HBP em algum momento da vida. Aos 90 anos, essa condição afeta cerca de 80% deles.

Foi pensando em aumentar o conhecimento sobre a condição e em levar mais pessoas ao médico, que a Astellas criou a campanha #ChegaDeAperto que conta com a Chancela da Sociedade Brasileira de Urologia.

Em uma série de peças, que se apoiam em sons de líquidos correndo (que despertam a vontade de urinar em muitas pessoas) chamamos a atenção para o problema e convidamos todos que se identificam a procurarem um médico.

Umas das ações programadas para campanha acontece dia 10 de dezembro:

O ator Ary Fontoura e o Dr. Ricardo Vita, membro da SBU, irão conduzir uma Live no Instagram do ator. O bate-papo informal tem o intuito de discutir sobre os sintomas e abordar algumas dúvidas comuns da população. Contamos com a audiência de todos vocês!

A campanha também vai contar com uma ação chamada Desafio do Riso: é nada mais que um filtro para Instagram, que muda o rosto da pessoa criando uma caricatura virtual. A intenção é provocar no usuário a vontade de rir, simples ato que pode desencadear algum sintoma do trato urinário inferior como a perda de xixi. A partir dessa ação convidamos as pessoas a conhecerem mais a campanha através do site e das redes sociais.

Acesse os portais da campanha e seja um embaixador dessa causa!

www.chegadeaperto.com.br / Facebook: @chegadeaperto / Instagram: @naodaparasegurar/ #ChegaDeAperto

Veja também:

25/03/2024

Campanha Saia do Molhado é destaque na imprensa

Ao longo do mês de março a Sociedade Brasileira de Urologia e suas seccionais vêm alertando sobre a importância...

leia mais
15/03/2024

Incontinência urinária no SBU em Casa

O primeiro SBU em Casa de 2024 abordou o tema “Tratamento da incontinência urinária em mulheres: além dos guidelines

leia mais
15/03/2024

Seccionais esclarecem sobre incontinência urinária

Neste mês de março a SBU e suas seccionais aproveitam o Dia Mundial da Incontinência Urinária, celebrado em 14/03, para realizar a campanha Saia do Molhado

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar