Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
27/06/2025

SBU apresenta ao Cade abusos praticados por operadoras de saúde

Tags: CADE

No dia 24 de junho, a equipe de representantes da SBU, composta pelos Drs. Alfredo Canalini e Tonie Hulme Deccache, esteve mais uma vez no CADE, em Brasília, para reunião de trabalho com o novo titular do Ministério Público Federal (MPF) naquela autarquia, o Procurador Regional da República Dr. Ubiratan Cazetta.

Na ocasião, os representantes da SBU expuseram ao titular do MPF as arbitrariedades praticadas cotidianamente pelas operadoras de planos e seguros de saúde, inclusive a nova tabela de códigos excludentes, que vem sendo implementada este ano. Também foram identificadas as significativas inconsistências e o viés nitidamente enviesado da nota técnica emitida em fevereiro deste ano pela Superintendência-Geral do CADE, que recomendou ao Tribunal Administrativo a condenação da SBU e dos ex-administradores da Sociedade, representados no Processo Administrativo nº 08700.000472/2015-71.

A reunião, inicialmente programada para durar não mais de 20 minutos, se estendeu por mais de uma hora, tendo o Procurador da República e a equipe de assessores que o acompanhava demonstrado grande interesse nas questões abordadas pelos representantes da SBU.

Ao se manifestar, o Procurador da República afirmou que não poderia antecipar o conteúdo do parecer do MPF no caso concreto, mas que a princípio lhe parecia salutar que fossem realizadas novas diligências, para melhor apuração dos fatos, como requerido pela SBU ao Conselheiro Relator do PA.

O Procurador da República acrescentou que está bem familiarizado com os problemas enfrentados pela classe médica, no relacionamento com as operadoras de planos de saúde, e que, a seu ver, o setor demanda medidas reestruturantes. Ao final, reiterou a solicitação apresentada por seu antecessor no cargo para que a SBU apresente todos os subsídios que possuir sobre a questão.

O dossiê de subsídios, a que se referiram ambos os titulares do MPF junto ao CADE, está em fase final de confecção e será apresentado às autoridades tão logo estas tenham tido a oportunidade de analisar os fundamentos da última manifestação da SBU no processo, quando foi levado aos autos o parecer do Dr. Fernando Furlan, assistente técnico da SBU e ex-presidente do CADE.

Na foto: Dr. Fernando Furlan, assistente técnico da SBU e ex-presidente do CADE; Dr. João Marcelo de Lima Assafim, sócio-diretor do escritório De Lima Assafim Advogados Associados, titular da defesa da SBU perante o CADE; Dr. João Guilherme de Lima Assafim, advogado responsável pela área de relações institucionais do escritório De Lima Assafim Advogados Associados; Dr. Alfredo Canalini e Dr. Tonie Deccache

Texto: Dr. Tonie Hulme Deccache, diretor jurídico da SBU


Veja também:

17/07/2025

SBU presente em reunião da Frente Parlamentar Mista da Medicina

No dia 16 de julho, Dr. Roni de Carvalho Fernandes, diretor da Escola Superior de Urologia e presidente eleito...

leia mais
17/07/2025

SBU realiza campanha sobre saúde masculina

Em 15 de julho foi celebrado o Dia do Homem e ao longo do mês a SBU vem alertando sobre a importância do cuidado preventivo nas redes sociais...

leia mais
17/07/2025

TV SBU comemora novos marcos alcançados

A TV SBU vem marcando presença na cobertura dos principais eventos da urologia com entrevistas de especialistas

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar