Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
07/08/2025

A Residência: evento inovador e transformador

Nos dias 1 e 2 de agosto Campinas (SP) foi sede de A Residência, evento destinado a residentes R2 e R3 e chefes dos programas de residência médica em Urologia. O fórum, que contou com a participação de 420 pessoas, foi coordenado pela Comissão de Ensino e Treinamento da SBU.

“A SBU, por meio das suas Comissões de Ensino e Treinamento e de Seleção de Título de Especialista, idealizou um fórum de formato inovador e marcante — com o total apoio da Apsen, a quem agradecemos imensamente. Durante dois dias, os serviços de residência médica em urologia de todo o Brasil, representados por seus chefes, preceptores e residentes do segundo e terceiro ano, participaram ativamente de discussões fundamentais para o futuro da especialidade”, destaca Dr. Roni de Carvalho Fernandes, diretor da ESU.

“Tivemos mais de 400 participantes de 91 serviços de residência de Urologia. A SBU reforça, com esse evento, seu compromisso com o ensino de qualidade e o futuro da Urologia no Brasil”, completa Dr. Luiz Otavio Torres, presidente da SBU.

Entre os temas abordados:

• O ensino médico no Brasil e a prova de proficiência

• O papel da Frente Parlamentar da Medicina no dia a dia do médico

• O cenário atual das residências em urologia no país

• Comunicação de impacto: como falar em público

• Como ganhar dinheiro além da medicina?

• Matriz de competências: o que é e como aplicá-la ao programa de residência em urologia

• Burnout na residência médica: como identificar e o que fazer

• O impacto da inteligência artificial na medicina

O objetivo foi repensar e fortalecer a formação urológica no país, por meio da discussão de temas como os serviços podem evoluir, identificar caminhos para que a SBU amplie ainda mais seu apoio e debater estratégias que promovam o desenvolvimento técnico, científico e pessoal dos residentes.

Todas as despesas com transporte e hospedagem dos participantes foram custeadas pela Apsen.

Veja também:

09/01/2026

SBU lança selo em comemoração ao seu centenário

Você sabia que a SBU é uma das mais antigas e atuantes associações médicas no país? Neste ano, no dia 13 de maio, a Sociedade completa 100 anos.

leia mais
22/12/2025

Conheça os membros da diretoria no biênio 2026-2027

Saiba quem são os urologistas que integram a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da SBU no biênio 2026/2027

leia mais
19/12/2025

2024/2025: biênio de grandes conquistas para a SBU

Ao longo do último biênio, a SBU vivenciou um período de intenso trabalho, avanços institucionais e resultados expressivos.

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar