Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
15/06/2026

Congresso mineiro fortalece urologia brasileira

De 11 a 13 de junho Belo Horizonte sediou o XXIII Congresso Mineiro de Urologia, que contou com a participação de aproximadamente 700 pessoas. Na ocasião também foram realizadas as jornadas de andrologia, uro-oncologia e uronefropediatria, além do congresso de fisioterapia.

A diretoria da SBU Nacional foi representada pelos Drs. Karin Anzolch, Ubirajara Barroso, José Ricardo Tuma da Ponte e Bernardo Pace. Dra. Karin Anzolch e Dr. Bernardo Pace apresentaram os highlights da AUA. 

O evento contou ainda com uma homenagem ao presidente da SBU da gestão 2024-2025, Dr. Luiz Otavio Torres.

“É um reconhecimento por todo o trabalho que o Dr. Luiz Otavio desenvolveu na SBU. Ele é uma referência para os mineiros e todas as gerações de urologistas. Foi um dos pioneiros na questão do relacionamento internacional. Se a SBU tem essa penetrância mundial com outras Sociedades internacionais atualmente, devemos muito ao trabalho do Dr. Luiz Otavio na Nacional”, destaca Dr. Leonardo Gomes, diretor-presidente da SBU-MG. 

Leia, a seguir, o texto do diretor-presidente da SBU-MG sobre o evento.

O valor estratégico dos congressos regionais 

Os congressos regionais consolidaram-se como pilares fundamentais para o fortalecimento da urologia brasileira. Eles representam janelas de oportunidade para que um número maior de associados ocupe o protagonismo, seja como participantes, palestrantes ou participando ativamente do planejamento e organização dos eventos. 

Esses encontros promovem um ambiente único de networking, permitindo o contato direto entre especialistas, autoridades do setor e fornecedores de tecnologia e medicamentos. Além da atualização científica, o foco no aprimoramento prático, por meio de cursos de capacitação técnica, oferece aos participantes a diferenciação necessária para elevar o padrão da prática urologia no dia a dia. 

O maior desafio atual para a realização dos congressos regionais é conseguir os recursos financeiros para sua realização. Felizmente tivemos o apoio de 19 empresas patrocinadoras e a presença de 184 representantes da indústria de medicamentos e materiais. 

Liderança e responsabilidade 

Presidir a segunda maior seccional da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU-MG) é uma grande honra e alegria. Representar a urologia mineira exige não apenas dedicação, mas o compromisso ético de honrar o legado dos grandes colegas que me precederam. É um desafio de gestão que equilibra a tradição da nossa história com a necessidade constante de inovação para atender aos anseios de uma classe urológica ativa e exigente. 

Inovação na grade científica 

O grande diferencial do XXIII Congresso Mineiro de Urologia foi a robustez da programação científica elaborada pela diretoria e os departamentos de especialidades da SBU-MG. Entre os pontos altos, destacaram-se a Jornada Mineira de Andrologia, que reuniu referências nacionais para debater os avanços em medicina sexual e reprodução humana. As jornadas de Uro-Oncologia e Uronefropediatria, além dos tutoriais de litíase e transplante renal, promoveram um diálogo essencial entre urologistas, oncologistas, radioterapeutas e nefrologistas. O Congresso Mineiro de Fisioterapia Pélvica, que também ocorre simultaneamente ao de urologia, reforça essa intenção de expandir o trabalho multidisciplinar.    

Os cursos pré-congresso em cadáver-lab (implante de prótese peniana e esfíncter artificial) e as imersões em cirurgias para HPB e endourologia avançada elevaram o nível técnico do evento. 

Um evento de grande escala 

O tamanho do congresso reflete a relevância da urologia mineira no cenário nacional. Cerca de 700 pessoas estiveram presentes durante os três dias de evento. O congresso contou com 545 inscritos: 358 urologistas, 60 médicos de outras especialidades e 127 acadêmicos de medicina. A grade foi enriquecida por quatro palestrantes internacionais e 45 convidados nacionais de diversos estados brasileiros. 

Essa diversidade de experiências garantiu uma grade científica atualizada e de alta qualidade técnica, amplamente elogiada pelos participantes.

Dr. Leonardo Gomes, diretor-presidente da SBU-MG


Dr. Leonardo Gomes com as Orquídeas
Membros da Comissão de Comunicação, Dra. Karin Anzolch (diretora de comunicação), Dr. Vinicius Meneguette e Dra. Veridiana Andrioli (âncoras das lives), Dr. Ricardo Vita (editor-chefe do Bodau), estiveram presentes e participaram da grade científica do evento

Veja também:

19/06/2026

Residentes e urologistas relatam experiência de intercâmbio nos EUA

A parceria de mais de uma década entre a SBU e a American Urological Association (AUA) ganhou mais um capítulo recentemente com o intercâmbio de residentes e jovens urologistas brasileiros nos EUA

leia mais
19/06/2026

SBU participa do 4º Congresso Brasileiro de Medicina Geral

A SBU foi convidada para participar do 4º Congresso Brasileiro de Medicina Geral (CBMG 2026), promovido pela Associação Médica Brasileira de 11 a 13 de junho em São Paulo

leia mais
19/06/2026

Tumores renais em O Pulo do Gato

“Cirurgia minimamente invasiva nos tumores renais: do planejamento à execução" foi o tema de O Pulo do Gato do dia 18 de junho.

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar