Dr. Walter José Koff deixa legado na Urologia

No dia 1º de julho faleceu no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) o Prof. Walter José Koff. Professor Koff foi um dos mais importantes personagens da história da Urologia brasileira, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e da Faculdade de Medicina da UFRGS. O professor formou-se em nossa universidade em 1963, seguindo seus estudos e formação na UCLA, retornando ao Brasil dedicou-se inteiramente a nossas instituições durante toda a sua vida, tinha em seu DNA a inovação e a visão de futuro. Pode-se dizer que foi um dos responsáveis pela modernização da urologia gaúcha e brasileira.
Desde muito cedo apostou no futuro grandioso do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e ostentava com orgulho seu crachá, onde estava o número de matrícula número 79 de nosso hospital. No HCPA exerceu seu ofício até a aposentadoria com dedicação excepcional. Foi um visionário ao longo de seus mais de 20 anos de chefia, sendo pioneiro do transplante renal, das cirurgias endoscópicas, das cirurgias modernas para a oncologia e um dos primeiros cirurgiões brasileiros a se dedicar de maneira séria ao manejo dos pacientes transexuais em uma época que o tema era visto com preconceito severo.
Professor Koff foi fundador e presidente da Fundação Médica do Rio Grande do Sul, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (2004-2005), mentor e formador de mais de duas centenas de médicos residentes, mestres e doutores. Além de um médico e professor dedicado, deixou um legado no serviço de urologia do HCPA, formando uma verdadeira família devotada a nosso hospital e nossa história. A sua perda será profundamente sentida por todos aqueles que por ele foram formados e tratados e será para sempre lembrado carinhosamente como o “chefe”. Tivemos a sorte de poder homenageá-lo em vida nas comemorações dos 50 anos do serviço de Urologia em setembro de 2023, quando nosso serviço recebeu o seu nome. A Urologia brasileira perde um dos pilares de sua história.
Prof. Tiago Elias Rosito, chefe do Serviço de Urologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Veja também:
Fellowship em Urologia Reconstrutora e Disfunções Miccionais
O Hospital Getúlio Vargas Pernambuco está com inscrição aberta até esta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, para 1 vaga de fellowship em Urologia Reconstrutora e Disfunções Miccionais.
leia maisSeccionais da SBU realizam mutirões do câncer de pênis
Mais uma campanha de conscientização do câncer de pênis realizada com sucesso! Durante o mês de fevereiro, as seções estaduais da SBU se mobilizaram para diminuir as filas de postectomias e linfadenectomia inguinal no SUS.
leia maisSBU em casa sobre câncer de pênis
Câncer de Pênis: avaliação linfonodal e linfadenectomia – Indicações, estratégias diagnósticas e abordagem cirúrgica ideal
leia mais