SBU, SBA e AMB reúnem-se para discutir submissão de novos procedimentos à CBHPM
No dia 17 de setembro, foi realizada uma reunião entre representantes da SBU, Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e Associação Médica Brasileira (AMB) com o objetivo de discutir rotinas e protocolos para a submissão de novos procedimentos à Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).
Estiveram presentes pela SBU Dra. Karin Anzolch e Dr. Roni de Carvalho Fernandes; pela SBA, o coordenador da Comissão de Relações Institucionais e Governamentais, Dr. Jedson Nascimento; e, representando a AMB, o membro da Câmara Técnica Permanente Dr. Abinoam P. Marques.
Durante o encontro, os participantes debateram os critérios técnicos e operacionais exigidos para a inclusão de novos procedimentos na CBHPM, destacando a importância da padronização e da atualização contínua para garantir uma representação adequada das práticas médicas atuais.
A CBHPM, que é a base para a remuneração de procedimentos médicos no Brasil, teve sua última atualização em 2024, quando foram reajustados os valores de Porte e UCO (Unidade de Custo Operacional), com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE). Essa atualização ocorre de forma bienal, refletindo as variações econômicas e a evolução das práticas assistenciais.
O encontro reforça o compromisso das entidades médicas com a valorização profissional e com a manutenção de uma classificação técnica, transparente e atualizada, que atenda às necessidades dos médicos e da sociedade.
Veja também:
Infertilidade masculina no TARGET
O TARGET do dia 1º de agosto apresentou o tema "Infertilidade masculina: avaliação diagnóstica e manejo baseado em evidências".
leia maisCistectomia radical e preservação vesical no SBU em Casa
O SBU em Casa do dia 30 de julho abordou o tema "Cistectomia radical vs preservação vesical: para onde caminham as diretrizes".
leia maisParceria SBU/APU envia urologista e residente para intercâmbio em Portugal
Por meio da parceria entre a SBU e a Associação Portuguesa de Urologia (APU), a urologista Dra. Júlia Duarte de Souza (MG) e o residente Dr. João Guilherme Brunca (SP) foram selecionados para um intercâmbio em Portugal.
leia mais