Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
05/01/2024

Urologista é empossado na Academia Nacional de Medicina da França

Tags: NOTÍCIAS

O urologista Dr. Francisco Sampaio tomou posse na Academia Nacional de Medicina da França como membro associado estrangeiro, na segunda divisão (cirurgia), em sessão solene realizada no dia 19 de dezembro, em Paris. Essa é mais alta posição que um estrangeiro pode ocupar na referida entidade.

“Para mim, que tive interações importantes com a França, inclusive fazendo parte de meu mestrado em 1986, com tese em Sistema Coletor do Rim, realizei e presidi sessões conjuntas com a Academia Francesa, significa o coroamento de uma parceria importante e profícua com os franceses”, afirma o urologista.

Dr. Sampaio vai suceder ao Dr. Ivo Pitanguy, sendo no momento o único brasileiro na segunda divisão na entidade. “Sinto-me muito honrado em ocupar essa posição, sucedendo ao Dr. Ivo Pitanguy, falecido em agosto de 2016, e sendo no momento o único brasileiro na divisão de cirurgia/especialidades cirúrgicas. Existem apenas quatro brasileiros na posição de Membro Associado Estrangeiro na Academia Francesa: dois em ciências básicas, um em clínica e eu em cirurgia. Penso que um urologista, membro titular da SBU há 37 anos e ex-editor do Int Braz J Urol, como único brasileiro na segunda divisão, entre todas as especialidades cirúrgicas, honra a urologia brasileira e demonstra o prestígio de nossa especialidade em nível internacional. A urologia brasileira é hoje respeitada em todo o mundo, graças à alta qualidade de nossos urologistas e dos trabalhos científicos oriundos de nosso país”, destaca.

Dr. Francisco Sampaio é reitor do Centro Universitário Geraldo Di Biase, pesquisador 1-A do CNP e cientista da Faperj. Foi presidente da Academia Nacional de Medicina por dois mandatos (2015-2017 e 2022-2023) e está presente há seis edições na lista da Stanford University (EUA) dos cientistas mais influentes do mundo.

Veja também:

26/02/2025

Dia Internacional da Mulher: a história de três pioneiras na Urologia

Nesta semana celebramos o Dia Internacional da Mulher, e a SBU homenageia as Orquídeas (como são chamadas carinhosamente as urologistas mulheres)

leia mais
24/02/2025

Fellowship em Urologia Reconstrutora e Disfunções Miccionais

O Hospital Getúlio Vargas Pernambuco está com inscrição aberta até esta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, para 1 vaga de fellowship em Urologia Reconstrutora e Disfunções Miccionais.

leia mais
21/02/2025

Seccionais da SBU realizam mutirões do câncer de pênis

Mais uma campanha de conscientização do câncer de pênis realizada com sucesso! Durante o mês de fevereiro, as seções estaduais da SBU se mobilizaram para diminuir as filas de postectomias e linfadenectomia inguinal no SUS.

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar