Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
05/01/2024

Urologista é empossado na Academia Nacional de Medicina da França

Tags: NOTÍCIAS

O urologista Dr. Francisco Sampaio tomou posse na Academia Nacional de Medicina da França como membro associado estrangeiro, na segunda divisão (cirurgia), em sessão solene realizada no dia 19 de dezembro, em Paris. Essa é mais alta posição que um estrangeiro pode ocupar na referida entidade.

“Para mim, que tive interações importantes com a França, inclusive fazendo parte de meu mestrado em 1986, com tese em Sistema Coletor do Rim, realizei e presidi sessões conjuntas com a Academia Francesa, significa o coroamento de uma parceria importante e profícua com os franceses”, afirma o urologista.

Dr. Sampaio vai suceder ao Dr. Ivo Pitanguy, sendo no momento o único brasileiro na segunda divisão na entidade. “Sinto-me muito honrado em ocupar essa posição, sucedendo ao Dr. Ivo Pitanguy, falecido em agosto de 2016, e sendo no momento o único brasileiro na divisão de cirurgia/especialidades cirúrgicas. Existem apenas quatro brasileiros na posição de Membro Associado Estrangeiro na Academia Francesa: dois em ciências básicas, um em clínica e eu em cirurgia. Penso que um urologista, membro titular da SBU há 37 anos e ex-editor do Int Braz J Urol, como único brasileiro na segunda divisão, entre todas as especialidades cirúrgicas, honra a urologia brasileira e demonstra o prestígio de nossa especialidade em nível internacional. A urologia brasileira é hoje respeitada em todo o mundo, graças à alta qualidade de nossos urologistas e dos trabalhos científicos oriundos de nosso país”, destaca.

Dr. Francisco Sampaio é reitor do Centro Universitário Geraldo Di Biase, pesquisador 1-A do CNP e cientista da Faperj. Foi presidente da Academia Nacional de Medicina por dois mandatos (2015-2017 e 2022-2023) e está presente há seis edições na lista da Stanford University (EUA) dos cientistas mais influentes do mundo.

Veja também:

23/05/2025

SBU-PA comemora sucesso do XV Congresso Norte Nordeste de Urologia

Entre os dias 15 e 17 de maio, foi realizado no Hotel Gran Mercure, em Belém (PA), o XV Congresso Norte Nordeste de Urologia

leia mais
23/05/2025

SBU em Casa apresenta destaques da AUA 2025

O SBU em Casa do dia 22 de maio teve como tema os Destaques da AUA 2025

leia mais
20/05/2025

URGENTE! A SBU quer ouvir você: contribua com evidências sobre abusos praticados por operadoras de saúde

Prezados associados, Representantes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) estiveram recentemente em Brasília

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar