Seção Estadual – Rio Grande do Sul

Apresentação



Conheça a história da Seção Estadual Rio Grande do Sul da SBU

Em 1961, foi oficialmente criado o departamento de Nefrologia e Urologia da AMRIGS, ele se constituiu também em Regional da Sociedade Brasileira de Nefrologia, recém fundada na cidade de São Paulo (1960). Membros do Laboratório de Análises Clínicas da Enfermaria 2 (bioquímicos, Vanda Castro Vieira, Leslie Oliveira e Jaime Jeffman) dedicaram-se ao aprimoramento de técnicas usadas em Nefrologia e o consultor urológico da mesma enfermaria (prof. Alberto Rosa) sistematizou a realização das biópsias percutâneas de rim, introduzindo-as na rotina de avaliação clínica nefrológica.

A urologia como especialidade definida, começou no RS em 1932 com o concurso do Professor Homero Fleck, inicialmente para Docente Livre e em seguida para Professor Titular da recém criada Cadeira de Urologia da Universidade do Rio Grande do Sul. Logo após o concurso, o Professor Fleck convidou dois jovens cirurgiões (Dr. Adair E. de Araújo o Dr. Luiz Sarmento Barata) para serem seus assistentes. Ambos fizeram concurso para Docência Livre na mesma ocasião e ambos foram aprovados com distinção. O Dr. Adair E. de Araújo transferiu-se para o Rio de Janeiro no início da década de 40, e lá dedicou-se à Oncologia Ginecológica, tendo sido, por vários anos Diretor do Serviço Nacional de Câncer e membro da Academia Brasileira de Medicina. O Dr. Luiz Sarmento Barata tornou-se Chefe de Clínica da Enfermaria 31 da Santa Casa de Misericórdia, então o único Hospital-Escola do Estado.

Em 1950, o Professor Fleck adoeceu e o Dr. Luiz Sarmento Barata assumiu, interinamente a Cátedra de Urologia da UFRGS, até o falecimento do Professor Fleck em 1955. Em 1956 o Professor Luis Sarmento Barata, prestou concurso de Cátedra e permaneceu chefiando a Cadeira de Urologia até seu falecimento em 1967. Com o falecimento do Dr. Barata, assumiu, interinamente, a Cátedra o Dr. Thirso dos Santos Monteiro, que se aposentou como Professor Interino em 1990. Após a aposentadoria do Dr. Thirso, realizou-se Concurso para provimento de Cátedra de Urologia na UFRGS, concurso este que foi vencido pelo Prof Walter Koff, que exerce estas funções até a presente data.

A atual Fundação Faculdade Federal de Medicina foi estruturada à partir da Faculdade Católica de Medicina, criada para suprir o possível abandono da Santa Casa de Misericórdia pelos médicos da Faculdade da UFRGS. O chefe de departamento de cirurgia da Faculdade Católica, Professor Luiz Sarmento Barata, nomeou seu assistente mais antigo, o Dr. Thirso dos Santos Monteiro, para dirigir a Disciplina de Urologia do Departamento de Cirurgia. O Dr. Thirso dos Santos Monteiro convidou e
nomeou como assistentes o Dr. Carlos Ary Vargas Souto, o Dr. Renato Assis Brasil, o Dr. Paulo Nicolau Torres, o Dr. Marco Aurélio Albuquerque e seu filho Dr. Sérgio Monteiro. Com a morte do Professor Barata e a mudança da Cátedra da UFRGS para Hospital de Clínicas, o Dr. Thirso passou a responsabilidade da disciplina da Faculdade Católica, que depois foi Federalizada, a seu chefe clínica, Dr. Carlos Ary Vargas Souto.

Após a aposentadoria do Dr. Thirso em 1990, foi aberto concurso para Professor Catedrático de Urologia. O Concurso foi vencido pelo Professor Carlos Ary Vargas Souto, que assumiu de direito a Cátedra de Urologia da Fundação Faculdade Federal de Medicina.

A Faculdade de Medicina da PUCRS iniciou em 1971, e a disciplina de Urologia foi montada e dirigida pelo então chefe de Departamento de Cirurgia daquela Faculdade, Dr. Henrique Sarmento Barata, que é o Professor Titular e a dirige a Disciplina e o serviço do Hospital Universitário São Lucas, até a presente data.

No Interior do Estado, vários Serviços de Urologia desenvolveram-se a partir dos centros urológicos da capital do Estado e de outros Estados.

Assim Pelotas têm Serviços de Urologia ligados a Serviços Universitários, como os Drs. Jorge Isaacson e Luiz Falchi.

Em Passo Fundo, à partir do Dr. Rui Donadussi, em Caxias do Sul, após trabalho pioneiro Dr. Norberto Tonieto, em Santa Maria com centro universitário importante, em Cruz Alta, graças também ao trabalho pioneiro do Dr. Élio Furian.

Be Sociable, Share!

Diretoria

Diretor Presidente: Eduardo Franco Carvalhal                          
Vice-Presidente: Karin Marise Jaeger Anzolch
1º Secretário: Tiago Elias Rosito
2º Secretário: Franscine Gerson Carvalho
1º Tesoureiro: Daniel de Freitas Gomes Soares
2º Tesoureiro: Nelson Sivonei da Silva Batezini

Contatos

Telefone: (51) 3322-6333 |  (51)  9 8425-9746 (Rosangela Bandeira)
Endereço: Av. Ipiranga, 5311 – Sala 105 – Porto Alegre – RS – CEP 90610-001
E-mail:urologia@amrigs.com.br



E-mail: urologia@amrigs.com.br

Site oficial

Acesse: www.sbu-rs.com.br

Comments are closed.