Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
29/10/2026

CFM realiza I fórum sobre urologia com participação da SBU

No dia 27 de outubro, na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília (DF), foi realizado o I Fórum de Urologia do CFM. Evento de importância para a especialidade, no ano do centenário da SBU. Com o tema central “A Urologia e as novas perspectivas da especialidade”, foram discutidos aspectos éticos e legais da prática urológica, da formação do urologista, do mercado de trabalho, da incorporação de novas tecnologias e saúde masculina integral. Dr. Ricardo Tuma, 3º tesoureiro da SBU, representou o presidente, Dr. Roni de Carvalho Fernandes, na abertura do evento apresentando as ações e o centenário da Sociedade.

O evento teve um total de 280 inscritos e uma média 40 pessoas assistindo ao vivo no YouTube. A SBU participou ao lado do CFM na construção do fórum e foi representada por vários membros de forma ativa e presencial.

“Foi um grande momento para a SBU. Reforça nossa posição como detentora da representatividade da Urologia brasileira, atuamos em diversas frentes além da atividade científica”, afirma Dr. Eduardo Pimentel, 2º tesoureiro da SBU e um dos participantes do evento.

“Ao lado de importantes lideranças da Urologia brasileira, participei como membro da Câmara Técnica de Urologia do CFM e da diretoria da SBU, contribuí para o debate nacional sobre mercado de trabalho, remuneração médica e valorização da nossa especialidade, reafirmando o compromisso da SBU com o fortalecimento da Urologia brasileira, bem como convidando os presentes para o CBU 2027”, acrescenta Dr. Ricardo Tuma.

"Foram discutidos temas de muita relevância para a urologia brasileira, como formação e interface com outras especialidades, mercado de trabalho e modelos de remuneração, demandas éticas e incorporação de novas tecnologias. Trazer um dos principais órgãos da medicina brasileira (o CFM) para sentar-se com os urologistas é um passo importante no caminho para o fortalecimento dessa especialidade e o respaldo e reconhecimento da atuação do urologista no Brasil”, avalia Dr. Fransber Rodrigues, diretor-presidente da SBU-DF.

Assista:
www.youtube.com/watch?v=I3wCwL6S9Oc

Veja também:

27/10/2026

Diretoria da Nacional marca presença na Jornada Carioca

De 21 a 23 de outubro o Hotel Fairmont, em Copacabana, foi sede da XXVIII Jornada Carioca de Urologia.

leia mais
23/10/2026

7º Encontro Gaúcho de Urologia reúne 455 pessoas em Gramado e marca nova etapa para a urologia do RS

A SBU-RS realizou em Gramado, nos dias 16 e 17 de outubro, o 7º Encontro Gaúcho de Urologia (EGU), no Wish Serrano.

leia mais
23/10/2026

SBU em Casa debate o caminho da pesquisa em urologia

A pauta do SBU em Casa do dia 20 de outubro foi “O caminho da pesquisa em Urologia: da pergunta clínica à publicação científica".

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar