Congresso Sul Brasileiro reúne urologistas em Curitiba
Fotos: Smart Imagens
De 25 a 27 de julho a capital paranaense recebeu o XVI Congresso Sul Brasileiro de Urologia. O evento contou com 151 palestrantes, dos quais cinco internacionais.
Com quase 750 inscritos, conteúdo científico de excelente qualidade, o calor do acolhimento do povo paranaense e um ambiente que propiciou grande interação e congraçamento entre os presentes, o XVI CSBU marca a trajetória desse evento oficial da SBU e reforça a sua importância e a certeza de sua longevidade.
Mesmo o Rio Grande do Sul, que foi assolado pelas enchentes e ainda vive uma fase desafiadora com a recuperação dos danos e também pela questão logística, com o fechamento do seu principal aeroporto e as limitadas e mais onerosas opções pelos demais, esteve presente em um número considerável, com quase cem congressistas, que fizeram questão de estar presentes, inclusive organizando uma caravana que partiu da sede da SBU-RS, em Porto Alegre, e enfrentou 13 horas de trajeto por ônibus.
“Para coroar esse grande evento, que foi muito bem capitaneado pelo Dr. Eduardo Gomes (PR), houve um show beneficente no sábado, em prol das vítimas das enchentes do RS, antes do retorno do grupo gaúcho, que foi brilhantemente conduzido pelo Dr. Rogério de Fraga (PR), que também é músico, e, junto com sua banda Uso Utópico, alegraram e marcaram a empatia e a fraternidade que caracterizaram o XVI CSBU”, destaca Dra. Karin Anzolch, tesoureira e diretora de comunicação da SBU.
"Novos protocolos em oncologia, inovações e fontes de energia no tratamento cirúrgico da HPB e da urolitíase, dicas, truques e aprimoramentos técnicos em cirurgias robóticas, discussão de casos clínicos complexos, ponto e contrapontos, apresentação dos highlights oficiais da AUA bem como discussões em andrologia e medicina sexual marcaram o evento", completa Dra. Karin Anzolch.
Estiveram presentes também membros da diretoria da SBU nacional: Dr. Luiz Otávio Torres, presidente, Dr. Rodolfo Borges, vice-presidente, Dra. Karin Anzolch, Dr. Fransber Rodrigues, primeiro-secretário, Dr. Roni Fernandes, diretor da ESU, Dr. Marcelo Wroclawski, diretor da CET e membros da CET, que participaram da programação científica e prestigiaram o evento, também realizando suas reuniões oficiais.
“Foram dias muito intensos de atividades científicas e sociais, aproximando colegas urologistas não somente do Sul, mas de muitos outros estados brasileiros. A presença de cinco convidados estrangeiros elevou, e muito, o nível científico e o interesse pelo evento, a ponto de chegarmos a mais de 700 inscritos. Essa meta atingida demonstra o fortalecimento da urologia da região Sul, que já havia sido demonstrada em 2022 no congresso ocorrido em Porto Alegre. Destaques para o curso pré-congresso de endourologia, no qual foram realizadas oito cirurgias ao vivo com transmissão e debates, utilizando as ferramentas mais modernas da área; para os highlights da AUA, apresentado no segundo dia na plenária principal; e o simpósio da ABEMSS, realizado no último dia do evento, trazendo profissionais de outras áreas interessados na saúde sexual do homem. Agradecimento a todos que participaram do encontro e já na expectativa para as próximas atividades da SBU, que ocorrerão em Santa Catarina em 2025 e 2026”, afirma Dr. Eduardo Gomes, presidente do congresso.
Fotos: Smart Imagens
Fotos: Smart Imagens
Veja também:
Manejo clínico da HPB é tema do SBU em Casa
O SBU em Casa do dia 21 de novembro abordou o tema "Manejo clínico da hiperplasia prostática benigna: otimizando o tratamento com abordagens atuais".
leia maisSeccionais participam do Novembro Azul
As seccionais da SBU continuam realizando ações em prol do Novembro Azul. Confira:
leia maisCaP no SBU em Casa
O webinar da última quinta-feira teve como tema "Câncer de próstata: tratamento da doença localmente avançada e da doença metastática"
leia mais