Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
16/01/2026

Fragmentos da História da Urologia Brasileira: confira o primeiro capítulo

A doença e a morte, indissociáveis da existência, foram consideradas, em muitas religiões, punições dos deuses infringidas à humanidade por seus erros e pecados. Impregnados por essa percepção, e também pelo sentimento de solidariedade e compaixão aos enfermos, surgem os primeiros “médicos” na figura de xamãs, mistura de terapeuta com sacerdote, que aliavam aos tratamentos alguns rituais de reconciliação com a divindade. O senso do dever moral da medicina fez com que nossa profissão tivesse o primeiro código de conduta, enaltecendo o valor da vida e o respeito ao enfermo: o Juramento de Hipócrates. Seu texto, datado do século V a.C., determina que as cirurgias para os que sofrem de cálculos fossem feitas, preferencialmente, pelos que têm prática nesse procedimento. Foi a primeira especialidade a ter uma “matriz de competência”.

Ao longo do tempo a urologia foi protagonista no desenvolvimento de várias tecnologias aliadas à medicina, principalmente nos procedimentos endoscópicos, e foi natural que profissionais tão capacitados se unissem criando sociedades de especialidade em seus países.

O início do século XX foi um momento de muitas transformações no Brasil, levando a eventos como o Movimento Tenentista e a Semana de Arte Moderna. Foi nesse período que o médico Dr. Agenor Edésio Estellita Lins, interessado no tratamento das doenças do trato urinário, e que praticava, dava cursos e ensinava a cistoscopia em seu consultório, resolveu fundar a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Num primeiro encontro com o Dr. Brandão Filho, no bar Golfinho, em Copacabana, Dr. Estellita Lins o convenceu a ajudá-lo a tornar realidade esse projeto. Após duas reuniões preparatórias, finalmente em 13 de maio de 1926 foi lavrada a ata da fundação da SBU, e eleita a primeira diretoria, composta pelos doutores Estellita Lins, presidente, Brandino Corrêa, secretário-geral, e Joaquim Travassos, tesoureiro.

Além desses três colegas, assinaram a ata de fundação os doutores:

1. Paulo Castro Lima,
2. Alfredo Herculano,
3. Luiz Capriglioni,
4. Oswaldo Loureiro,
5. Oswaldo Monteiro,
6. Abdon Lins,
7. José Wenceslau Junior,
8. José da Silva Vizella e
9. Avelino Alves Palma.

Desde o primeiro momento houve a preocupação em ministrar cursos de urologia, porque somente 11 anos depois seria criada a primeira “cadeira de vias urinárias”, na Universidade do Rio de Janeiro.

Mas não bastavam cursos, era importante também termos um congresso, o que se tornou realidade em 1935, na gestão do Dr. Álvaro Cumplido Sant’Anna, com os seguintes temas oficiais:

1°- Problemas de Urologia Tropical
2° - Cirurgia Endoscópica da Próstata
3° - Importância Social das Infecções Genitais Masculinas

Nesse primeiro encontro a SBU já mostrava seu protagonismo: junto com nosso evento aconteceu o 1° Congresso Americano de Urologia, que pode ser considerado o berço da Confederação Americana de Urologia, a CAU.

Nossa especialidade evoluiu muito ao longo desses 100 anos, tanto em ciência como em tecnologia. E nossa Sociedade acompanhou esse ritmo, atendendo às demandas dos urologistas e às necessidades de nossos pacientes. Nos tornamos uma Sociedade respeitada no Brasil e também além de nossas fronteiras. Crescemos graças ao empenho das sucessivas diretorias, enfrentando momentos de graves crises como a Segunda Guerra Mundial e a Covid-19.

Mas isso será detalhado nas próximas edições do SBU On-Line.

Dr. Alfredo Felix Canalini, presidente da SBU no biênio 2022/2023 e editor do livro A História da SBU


Veja também:

02/03/2026

TARGET aborda câncer de pênis

No mês da campanha Cuide! Você só tem um, o TARGET do dia 28 de fevereiro teve como tema “Câncer de pênis".

leia mais
27/02/2026

SBU em Casa apresenta: lesões dermatológicas no pênis

Lesões dermatológicas do pênis da infância à vida adulta: um guia prático para o urologista

leia mais
27/02/2026

Campanha conscientiza sobre câncer de colo do útero

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Roni Fernandes, participou na última quinta-feira, dia 26, em São Paulo, do lançamento da campanha “Por um futuro sem câncer de colo do útero”

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar