Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
04/04/2025

Ministério da Saúde conta com apoio da SBU para ampliar vasectomia no SUS

O Ministério da Saúde (MS) procurou a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para discutir estratégias de ampliação do acesso à vasectomia no SUS, com foco na garantia do direito reprodutivo masculino e na promoção da equidade entre os métodos contraceptivos definitivos. Atualmente, a proporção no Brasil é de cerca de 1 vasectomia para cada 10 laqueaduras, enquanto países como Canadá e Reino Unido apresentam índices mais equilibrados, entre 1:1 e 1:2.

O MS propôs, inicialmente, ações educativas para capacitar profissionais da rede pública na orientação da população, desmistificando o procedimento. Numa segunda etapa, prevê-se a ampliação do acesso à vasectomia, com maior oferta e estrutura na rede pública.

A SBU destacou que o objetivo não é o controle de natalidade, mas, sim, garantir o direito de escolha e ampliar o protagonismo masculino no planejamento familiar. Reforçou a importância da atuação do urologista, profissional mais capacitado para realizar o procedimento, e sugeriu estratégias como mutirões com suporte financeiro e estrutura sanitária adequada, principalmente em regiões remotas.

A SBU também propôs ações educativas no mês de agosto, dentro da campanha de paternidade responsável, com foco em esclarecimento e combate a mitos. Além disso, o MS demonstrou interesse em incluir, futuramente, a reversão da vasectomia no SUS, diante da possível elevação da demanda. A SBU reiterou seu apoio, desde que com estrutura adequada, centros de referência e fluxos bem definidos.

Por fim, a SBU reafirmou seu compromisso com a saúde pública, com a oferta de serviços seguros e qualificados, e com a promoção da equidade no acesso aos métodos contraceptivos, colocando a SBU à disposição para colaborar com o MS nessa missão.

Participaram da reunião representando a SBU o presidente da entidade, Dr. Luiz Otávio Torres, o diretor da Escola Superior de Urologia, Dr. Roni Fernandes, a diretora de Comunicação, Dra. Karin Anzolch, o tesoureiro da SBU, Dr. Moacir Cavalcante e o diretor da Comissão de Relações Institucionais e Governamentais, Dr. Ricardo Vita; representando o Ministério pela Cosah, Celmário Castro Brandão, Rafael da Silva Magalhães, Édson Alan dos Santos Barros r Isabela Machado Sampaio Costa Soares. (Por Dr. Karin Anzolch)


Veja também:

25/04/2025

SBU em Casa apresenta o tema tumores de testículo

"Tumores de testículo - condução clínico-cirúrgica em casos desafiadores" foi o assunto do SBU em Casa do dia 24 de abril.

leia mais
18/04/2025

Bexiga hiperativa no SBU em Casa

Bexiga Hiperativa: estratégias para acertar na escolha terapêutica e evitar fracassos

leia mais
14/04/2025

Tumores de testículo: abordagem clínica e cirúrgica segundo as diretrizes atuais

O webinar incluiu os módulos:" Como realizar o diagnóstico e o estadiamento clínico" e "Tratamento das metástases de retroperitônio no câncer de testículo".

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar