Ministério da Saúde conta com apoio da SBU para ampliar vasectomia no SUS

O Ministério da Saúde (MS) procurou a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para discutir estratégias de ampliação do acesso à vasectomia no SUS, com foco na garantia do direito reprodutivo masculino e na promoção da equidade entre os métodos contraceptivos definitivos. Atualmente, a proporção no Brasil é de cerca de 1 vasectomia para cada 10 laqueaduras, enquanto países como Canadá e Reino Unido apresentam índices mais equilibrados, entre 1:1 e 1:2.
O MS propôs, inicialmente, ações educativas para capacitar profissionais da rede pública na orientação da população, desmistificando o procedimento. Numa segunda etapa, prevê-se a ampliação do acesso à vasectomia, com maior oferta e estrutura na rede pública.
A SBU destacou que o objetivo não é o controle de natalidade, mas, sim, garantir o direito de escolha e ampliar o protagonismo masculino no planejamento familiar. Reforçou a importância da atuação do urologista, profissional mais capacitado para realizar o procedimento, e sugeriu estratégias como mutirões com suporte financeiro e estrutura sanitária adequada, principalmente em regiões remotas.
A SBU também propôs ações educativas no mês de agosto, dentro da campanha de paternidade responsável, com foco em esclarecimento e combate a mitos. Além disso, o MS demonstrou interesse em incluir, futuramente, a reversão da vasectomia no SUS, diante da possível elevação da demanda. A SBU reiterou seu apoio, desde que com estrutura adequada, centros de referência e fluxos bem definidos.
Por fim, a SBU reafirmou seu compromisso com a saúde pública, com a oferta de serviços seguros e qualificados, e com a promoção da equidade no acesso aos métodos contraceptivos, colocando a SBU à disposição para colaborar com o MS nessa missão.
Participaram da reunião representando a SBU o presidente da entidade, Dr. Luiz Otávio Torres, o diretor da Escola Superior de Urologia, Dr. Roni Fernandes, a diretora de Comunicação, Dra. Karin Anzolch, o tesoureiro da SBU, Dr. Moacir Cavalcante e o diretor da Comissão de Relações Institucionais e Governamentais, Dr. Ricardo Vita; representando o Ministério pela Cosah, Celmário Castro Brandão, Rafael da Silva Magalhães, Édson Alan dos Santos Barros r Isabela Machado Sampaio Costa Soares. (Por Dr. Karin Anzolch)

Veja também:
SBU presente em comemoração dos 80 anos do CFM
Dr. Roni de Carvalho Fernandes, diretor da Escola Superior e Urologia e presidente eleito da SBU, representou a Sociedade em eventos comemorativos dos 80 anos do Conselho Federal de Medicina (CFM)
leia maisSBU em Casa discute neuromodulação sacral na incontinência
Incontinência urinária desafiadora? Por dentro da neuromodulação sacral
leia maisJornada de Uro-Oncologia do DF
No último dia 30 de agosto, aconteceu a Jornada de Uro-Oncologia do Distrito Federal
leia mais