Ministério da Saúde convida SBU para parceria em projetos estratégicos voltados à saúde do homem
No dia 16 de janeiro, Dr. Roni de Carvalho Fernandes e Dra. Karin Anzolch, respectivamente, presidente e secretária-geral da SBU, participaram de reunião com representantes da área de Atenção Primária do Ministério da Saúde para desenvolvimento de projetos e ações em prol da saúde do homem, sobretudo nos eixos câncer de pênis, câncer de testículo, saúde geniturinária, sexual e reprodutiva. Também participaram do encontro professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A proposta é que a SBU atue em parceria com o MS em um Termo de Execução Descentralizada (TED), instrumento por meio do qual a descentralização de créditos entre órgãos e entidades integrantes dos orçamentos fiscal e da Seguridade Social da União é ajustada, com vistas à execução de programas, de projetos e de atividades, nos termos estabelecidos no plano de trabalho e observada a classificação funcional programática. Também participam do projeto a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).
O projeto compõe:
- Observatório de saúde do homem (monitoramento de doenças quem vêm acometendo o sexo masculino);
- Metodologia para formação de um caderno de atenção à saúde do homem;
- Guia prático de orientação para o homem em saúde geniturinária e disfunção erétil,
“Desde 2023, a UFBA vem desenvolvendo propostas para qualificar a atenção à saúde do homem, especialmente no atendimento realizado na atenção primária por profissionais não especialistas. O objetivo é orientar a abordagem adequada desde o primeiro contato, contribuindo para melhores desfechos e para o encaminhamento oportuno à assistência secundária e terciária. Nesse contexto, colocamos a SBU à disposição para colaborar no desenvolvimento dessas linhas de cuidado, dentro de nossas competências”, explica Dra. Karin Anzolch.
Veja também:
RECET alcança classificação Qualis B4
A nossa revista eletrônica da Comissão de Ensino e Treinamento, a RECET, obteve o reconhecimento da CAPES, em sua classificação do quadriênio 2021-24, como revista Qualis B4.
leia maisCurso de especialização em uro-oncologia do Hospital Aristides Maltez: processo seletivo 2026
Processo seletivo 2026
leia maisProsel Fellowship iIBCR I Processo seletivo para núcleo de pesquisa do Instituto Brasileiro de Cirurgia Robótica
Processo seletivo para núcleo de pesquisa do Instituto Brasileiro de Cirurgia Robótica
leia mais