Retrospectiva 2024 da SBU
O ano de 2024 foi de atividades intensas para a SBU, com participação em congressos nacionais e internacionais, mais de 40 webinars, parcerias com entidades governamentais e entidades internacionais, o lançamento oficial do CBU 2025 etc. Confira alguns momentos:
Campanhas
Em janeiro a SBU conscientizou em suas redes sociais sobre sintomas, prevenção e tratamento dos cálculos renais e da infecção urinária, pois no verão é registrado aumento no número desses casos.
Já em fevereiro foi realizada a quarta edição da campanha de conscientização do câncer de pênis, com divulgação na imprensa e esclarecimento de dúvidas nas redes sociais. Foram mais de 700 reportagens com o tema na imprensa. No Portal da Urologia, os associados puderam fazer download de diversos materiais. E, devido ao carnaval, o conteúdo do @portaldaurologia também alertou sobre prevenção das ISTs.
Ao longo do mês de março a SBU e suas seccionais realizaram a campanha Saia do Molhado, alertando o público leigo nas redes sociais e na imprensa sobre a importância do tratamento da incontinência urinária.
Ao longo do mês de abril ocorreu mais uma edição da campanha Abril Lilás, de conscientização do câncer de testículo, alertando sobre o tema nas redes sociais e na imprensa. Foram cerca de 200 inserções na imprensa.
A primeira edição da campanha de câncer de rim da SBU aconteceu em junho e contou com posts, vídeos e live nas redes sociais, materiais para download no Portal da Urologia e matérias na imprensa para esclarecer o público leigo e chamar atenção para esse tipo de tumor que representa 3% dos cânceres urológicos.
Em julho, a SBU realizou uma campanha sobre câncer de bexiga para esclarecer o público leigo. A campanha ultrapassou 500 inserções na mídia. Em 15 de julho é celebrado o Dia do Homem, e a SBU realizou também uma campanha de conscientização da saúde masculina. A Sociedade divulgou dados inéditos de uma pesquisa sobre saúde e sexualidade do homem que revelou que 52% dos entrevistados admitiram já ter falhado na hora H; 63% afirmaram estarem satisfeito com o tamanho do próprio pênis e 26%, parcialmente satisfeitos, entre outras respostas. A pesquisa, viabilizada pelo Laboratório Adium, foi realizada com 1.500 homens acima de 40 anos (a maioria casados) representantes de todas as regiões do país, via aplicativo mobile pelo Instituto de Pesquisa IDEIA.
Em agosto, mês dos pais, os temas nas lives e posts foram relacionados a paternidade responsável e fertilidade.
Em setembro foi a vez da 7ª edição da campanha #VemProUro, com o objetivo de incentivar o cuidado com a saúde entre os adolescentes masculinos. O foco deste ano foi o diagnóstico precoce da varicocele.
Em outubro, a Sociedade esclareceu sobre temas envolvendo a urologia feminina, aproveitando o Outubro Rosa.
Em novembro o tradicional Novembro Azul, que gerou mais de 1.500 inserções na imprensa. E o lançamento do Novembrinho Azul, campanha nacional como objetivo de promover a saúde de crianças e adolescentes até 15 anos estabelecida pela Lei 14.694, de 10 de outubro de 2023. A iniciativa priorizou a identificação precoce e o tratamento preventivo de diversas condições de saúde da criança que podem trazer prejuízos no futuro.
E no último mês do ano, o Dezembro Vermelho chamou atenção para a prevenção das ISTs.
Lives
Ao longo do ano foram realizadas 23 lives, que esclareceram o público leigo sobre os temas das campanhas mensais.
Webinars
Em 2024 a SBU realizou 46 webinars, sendo:
TARGET - 10 edições
PEDAU - 10 edições
SBU em Casa - 22 edições
O Pulo do Gato - 3 edições
TAP - 1 edição
Webinar sobre câncer de pênis com o Ministério da Saúde
No dia 29 de fevereiro, a SBU participou de webinar promovido pelo Ministério da Saúde para orientar profissionais de saúde sobre o câncer de pênis. O evento foi gravado e disponibilizado no YouTube do Datasus e construído por meio de reuniões da Diretoria com a Área Técnica de Saúde do Homem do MS. Assista:
https://www.youtube.com/watch?v=oE4BY3a1Q2Y&ab_channel=DATASUS
Vídeo em parceria com o Ministério da Saúde
O diretor da ESU, Dr. Roni de Carvalho Fernandes, gravou um vídeo para o Ministério da Saúde esclarecendo sobre câncer de pênis. O material foi veiculado nas redes sociais da SBU e do MS. Confira:
https://www.instagram.com/reel/C4Lbd5srUZC/?igsh=MXFzM2RmN2JndDgzeg==
Ministério da Saúde emite nota em parceria com a SBU sobre câncer de pênis
O Ministério da Saúde elaborou, em parceria com a SBU, uma nota técnica com orientações para a prevenção e o cuidado integral focado no câncer de pênis no Brasil. O documento conta com características da doença e recomendações aos profissionais de saúde e aos gestores estaduais e municipais de saúde para a prevenção do câncer de pênis. Leia:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-do-homem/publicacoes/nota-tecnica-no-5-2024-cosah-cgaci-dgci-saps-ms/view
TV SBU se consolida na cobertura de eventos
A TV SBU realizou diversas entrevistas com especialistas nacionais e internacionais ao longo do ano e o conteúdo é disponibilizado no canal do YouTube (que conta com mais de 11 mil inscritos) e no @sbuoficial do Instagram.
Durante o XV Congresso Internacional de Uro-Oncologia, realizado de 17 a 20 de abril em São Paulo, a Comissão de Comunicação da SBU se dividiu entre mesas-redondas e entrevistas com os palestrantes para trazer os principais highlights para a TV SBU.
Simpósio Luso-Brasileiro de Urologia no Congresso da CAU
A SBU e a Associação Portuguesa de Urologia (APU) realizaram o tradicional Simpósio Luso-Brasileiro durante o XLIII Congresso da Confederação Americana de Urologia (CAU), sediado em Punta Cana (República Dominicana), em outubro. O simpósio, realizado no dia 2 de outubro, faz parte das atividades colaborativas entre a SBU e a APU e resultou em discussões de alto nível científico, com a participação de palestrantes internacionais, referências em suas áreas de atuação.
A temática do simpósio foi “The good, the bad and the ugly about new technologies and medicines in urology”. Os temas apresentados foram direcionados à aplicação das novas tecnologias nas diversas subáreas da urologia, considerando seu impacto na prática clínica, princípios éticos e acesso aos pacientes.
Lançamento do CBU 2025
No dia 5 de agosto, nas instalações do Hotel Unique, em São Paulo, quase uma centena de membros da indústria farmacêutica e de equipamentos e insumos compareceram para um café da manhã que marcou o lançamento oficial do 40° Congresso Brasileiro de Urologia, o CBU 2025, que ocorrerá em Florianópolis entre os dias 15 e 18 de novembro.
Na ocasião estiveram presentes Dr. Luiz Otavio Torres, presidente da SBU, Dr. Rodolfo Borges, vice-presidente, Dr. Roni de Carvalho Fernandes, diretor da ESU, Dra. Karin Jaeger Anzolch, tesoureira e diretora de comunicação, Dr. Ubirajara Barroso, secretário do congresso, e a RV+, organizadora. Foram apresentadas as instalações do Centro de Convenções de Florianópolis, o CentroSul, o plano da área de ciência e tecnologia, o projeto científico, incluindo a ação social Urologista Cidadão, e os cursos teórico-práticos, que ocorrerão em hospitais da capital catarinense, nos dias 13 e 14 de novembro.
Veja também:
EPM-Unifesp: veja lista de aprovados nos fellows
A Disciplina de Urologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) divulgou a lista de aprovados nos fellows.
leia maisTerapia Focal no Câncer de Próstata
A edição de O Pulo do Gato" da SBU do dia 12 de dezembro teve como tema "Terapia Focal no Câncer de Próstata"
leia maisReunião da Comissão de Ensino e Treinamento
Nos dias 6 e 7 de dezembro membros da Comissão de Ensino e Treinamento (CET) se reuniram para deliberar sobre avaliação dos programas de residência...
leia mais