SBU consolida participação brasileira no Congresso da AUA

De 26 a 29 de abril Las Vegas (EUA) sediou o AUA Annual Meeting, que contou com cerca de 16 mil congressistas. Mantendo a tradição, a diretoria da SBU e outros representantes da Urologia brasileira marcaram presença num dos maiores congressos da área. E neste ano, que institui os 14 anos de parceria entre as duas entidades, mais uma sessão do Brazilian/Portuguese Urology Program (BPUP) entrou para a história com a maior participação de brasileiros.
Durante o evento, a diretoria da SBU realizou ainda reuniões diversas e entrevistas para a TV SBU, e antes da abertura oficial do congresso, no dia 25, foi realizado o Global Residents Leadership Retreat.
Global Residents Leadership Retreat
O Global Residents Leadership Retreat de 2025, promovido pela American Urological Association (AUA), ocorreu em 25 de abril em Las Vegas, antecedendo o Encontro Anual da AUA. Esse evento bienal, restrito a convidados, reuniu 41 residentes de urologia — 21 das seções domésticas da AUA e 20 representantes internacionais — com o objetivo de desenvolver habilidades de liderança entre futuros líderes da urologia global. O médico residente que representou a SBU foi o Dr. Henri Morgan, do Hospital das Clínicas da USP, primeiro colocado na prova do Pró-TiSBU R1.
O programa incluiu sessões intensivas sobre comunicação eficaz, gestão de conflitos, oratória, mentoria, coaching e trabalho em equipe. Essas atividades foram complementadas por podcasts e vídeos que exploraram diferentes perspectivas de liderança na urologia contemporânea.
Entre os palestrantes do evento, estiveram os Drs. Stephen Nakada, David Penson, Marcio Averbeck e Hellen O'Connell. Dr. Nakada, presidente da AUA em 2025 e professor da Universidade de Wisconsin-Madison, compartilhou sua experiência sobre liderança e a importância da consistência e relevância ao longo da carreira.
Dr. David Penson, secretário da AUA e presidente do Departamento de Urologia do Vanderbilt University Medical Center, trouxe insights sobre liderança baseada em evidências e qualidade assistencial.
Os Drs. Marcio Averbeck, diretor de Relações Internacionais da SBU, e Helen O'Connell, representante da Sociedade de Urologia da Austrália e Nova Zelândia, apresentaram aulas sobre suas jornadas de liderança e a importância do vínculo associativo para os médicos residentes e profissionais em início de carreira.
Os Drs. Luiz Otávio Torres (presidente da SBU), Roni Fernandes (diretor da Escola Superior de Urologia) e Karin Anzolch (diretora de Comunicação) também se fizeram presentes no evento. O Dr. Torres foi o único presidente de sociedade internacional presente no Residents Retreat e compartilhou sua mensagem de liderança para o grupo de médicos residentes.
Colaboração do Dr. Marcio A. Averbeck, diretor da Comissão de Relações Internacionais da SBU
Dr. Henri Morgan conta sua experiência
"Fui selecionado para participar do Global Residents Leadership Retreat devido ao meu desempenho na prova do primeiro ano do Pró-TiSBU. O programa da AUA reúne 40 residentes de diversas partes do mundo para promover o desenvolvimento de habilidades de liderança e gestão em saúde, além de ampliar a integração internacional dos participantes. Durante o evento, além de participar das atividades previstas no programa oficial, aproveitei a oportunidade para apresentar dois trabalhos científicos desenvolvidos ao longo da residência. As despesas relativas à viagem e à inscrição foram integralmente custeadas pela parceria entre a SBU e a AUA, demonstrando o compromisso das duas sociedades com o incentivo ao desenvolvimento acadêmico e profissional dos futuros líderes da urologia brasileira.”
Brazilian/Portuguese Urology Program
A parceria entre a AUA e a SBU foi iniciada em 2011 e está cada vez mais consolidada. Pelo segundo ano consecutivo, foi registrada a maior participação brasileira da história do BPUP. Em quatro horas de evento, foram quatro sessões interativas, 15 palestras e 37 nomes da urologia mundial, incluindo 14 painelistas brasileiros e dois palestrantes nacionais entre os 15 convidados internacionais.
O trabalho conjunto começou em 12 de novembro de 2024, com quatro reuniões on-line e mais de 150 e-mails trocados — liderado pelos Drs. Riccardo Autorino, Roni de Carvalho Fernandes e Marcio Averbeck, com apoio fundamental do presidente da SBU, Dr. Luiz Otavio Torres.
A edição de 2025 contou com 227 participantes. E a diretoria da SBU biênio 2026/27 já está organizando o próximo BPUP, em 2026, quando serão comemorados os 15 anos de parceria entre as duas entidades.
Intercâmbios SBU-AUA
Parte importante da parceria entre SBU e AUA, o Academic Exchange Program levou ao congresso da AUA os dois jovens urologistas brasileiros Drs. Rodrigo Lolli Almeida Salles e Guilherme Alonso Daud Patavino. E a AUA enviará ao CBU 2025 dois scholars: Drs. Evalynn Vasquez e Joseph Crivelli.
O programa é mais um benefício da parceria da SBU com a AUA, e ambos foram os vencedores do processo seletivo para scholars que as duas entidades realizam anualmente com base na análise curricular, e conta com estágio de até um mês em instituições de prestígio nos dois países, bem como participação nos congressos americano e brasileiro e bolsa para custeio da viagem e do alojamento.
Para os residentes, além da participação do Dr. Henri Morgan em diversas atividades, o congresso da AUA contou ainda com mais uma edição do Residents Bowl, competição entre residentes, que teve o brasileiro Dr. Alexandre Ferreira Cavichione como representante, segundo colocado na prova de Pró-TiSBU R2. Ambos tiveram os custos com a viagem e alojamento cobertos pela SBU e, as inscrições no congresso, pela AUA.
Reunião com a AUA
No encontro com representantes da AUA foram renovados programas importantes como o da participação dos residentes no Global Leadership e Residents Bowl e o de scholars, o intercâmbio para jovens urologistas. Também foram apresentados os números de associados brasileiros da AUA e o de congressistas nos últimos três anos. A delegação brasileira continua sendo a mais expressiva entre os países que participaram.
Outras parcerias incluíram o Brazilian Portuguese Urology Program – com proposta de se tornar Brazilian Urology Program, e que hoje atrai não somente brasileiros, mas muitos estrangeiros – e a ampliação da participação de urologistas brasileiros na programação. Além disso, estiveram em pauta os highlights do congresso da AUA, guidelines da AUA, presença no CBU e outras formas de parceria e colaboração entre as duas entidades.
O próximo AUA Annual Meeting já tem data: 15 a 18 de maio de 2026 em Washington D.C.
Confira alguns registros do AUA 2025:

Veja também:
SBU-PA comemora sucesso do XV Congresso Norte Nordeste de Urologia
Entre os dias 15 e 17 de maio, foi realizado no Hotel Gran Mercure, em Belém (PA), o XV Congresso Norte Nordeste de Urologia
leia maisSBU em Casa apresenta destaques da AUA 2025
O SBU em Casa do dia 22 de maio teve como tema os Destaques da AUA 2025
leia maisURGENTE! A SBU quer ouvir você: contribua com evidências sobre abusos praticados por operadoras de saúde
Prezados associados, Representantes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) estiveram recentemente em Brasília
leia mais