SBU divulga carta de posicionamento contra decreto do governo federal que altera programas de residência médica
A SBU emitiu uma carta externando sua insatisfação com o Decreto nº 11.999/2024, que dispõe sobre a Comissão Nacional de Residência Médica e sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de programas de residência médica e das instituições que os ofertem.
No documento, a Sociedade destaca sua discordância com as alterações estruturais no sistema de formação dos médicos especialistas e frisa que os objetivos do decreto não podem comprometer a qualificação dos serviços de residência médica. “’(...) ao alterar a composição e o funcionamento da CNRM, para instituir uma maioria formada por agentes políticos, em prejuízo do corpo técnico que pautou a atuação da CNRM até o momento, restará fragilizada a formação e capacitação de médicos especialistas, nos padrões de qualidade e segurança estabelecidos”, afirma um trecho da carta.
Confira aqui o texto na íntegra.
Manifestação da AMB
No dia 23 de abril, representantes da AMB foram recebidos pelo deputado federal Dr. Luizinho (Progressistas), vice-presidente da Frente Parlamentar de Medicina e autor do Projeto de Decreto Legislativo nº 197/2024, que susta os efeitos do Decreto nº 11.999/2024. De acordo com o deputado, tal normativa modifica substancialmente a composição da comissão, diminuindo o número de representantes das entidades médicas e reduz seu peso relativo.
Na ocasião, o presidente da AMB, Dr. César Eduardo Fernandes, ressaltou a importância da medida tomada pelo deputado Dr. Luizinho. "Desde o primeiro momento, quando soubemos do decreto, a AMB esteve ao lado de todas as sociedades de especialidades, federações e entidades médicas. E hoje, temos um reforço muito importante que foi do deputado Luizinho, que acolheu prontamente os pleitos da AMB. Vamos em frente para superar esse desafio”, disse.
Leia a carta da AMB e outras entidades e sociedades médicas
Acesse*Com informações da AMB
Veja também:
O uso indiscriminado de esteroides anabolizantes por jovens em idade fértil
O último SBU em casa do ano foi ao ar na quinta-feira, dia 19 de dezembro
leia maisEPM-Unifesp: veja lista de aprovados nos fellows
A Disciplina de Urologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) divulgou a lista de aprovados nos fellows.
leia maisRetrospectiva 2024 da SBU
O ano de 2024 foi de atividades intensas para a SBU, com participação em congressos nacionais e internacionais, mais de 40 webinars, parcerias com entidades...
leia mais