SBU divulga carta de posicionamento contra decreto do governo federal que altera programas de residência médica

A SBU emitiu uma carta externando sua insatisfação com o Decreto nº 11.999/2024, que dispõe sobre a Comissão Nacional de Residência Médica e sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de programas de residência médica e das instituições que os ofertem.
No documento, a Sociedade destaca sua discordância com as alterações estruturais no sistema de formação dos médicos especialistas e frisa que os objetivos do decreto não podem comprometer a qualificação dos serviços de residência médica. “’(...) ao alterar a composição e o funcionamento da CNRM, para instituir uma maioria formada por agentes políticos, em prejuízo do corpo técnico que pautou a atuação da CNRM até o momento, restará fragilizada a formação e capacitação de médicos especialistas, nos padrões de qualidade e segurança estabelecidos”, afirma um trecho da carta.
Confira aqui o texto na íntegra.
Manifestação da AMB
No dia 23 de abril, representantes da AMB foram recebidos pelo deputado federal Dr. Luizinho (Progressistas), vice-presidente da Frente Parlamentar de Medicina e autor do Projeto de Decreto Legislativo nº 197/2024, que susta os efeitos do Decreto nº 11.999/2024. De acordo com o deputado, tal normativa modifica substancialmente a composição da comissão, diminuindo o número de representantes das entidades médicas e reduz seu peso relativo.
Na ocasião, o presidente da AMB, Dr. César Eduardo Fernandes, ressaltou a importância da medida tomada pelo deputado Dr. Luizinho. "Desde o primeiro momento, quando soubemos do decreto, a AMB esteve ao lado de todas as sociedades de especialidades, federações e entidades médicas. E hoje, temos um reforço muito importante que foi do deputado Luizinho, que acolheu prontamente os pleitos da AMB. Vamos em frente para superar esse desafio”, disse.
Leia a carta da AMB e outras entidades e sociedades médicas
Acesse*Com informações da AMB

Veja também:
SBU em Casa apresenta prolapso de órgãos pélvicos
Prolapso de órgãos pélvicos (POP): como o urologista pode manejar foi o tema do SBU em Casa do dia 16 de outubro.
leia maisSBU comparece a solenidade no Senado em comemoração ao Dia do Médico
No dia 15 de outubro, aconteceu uma sessão solene em comemoração ao Dia do Médico (celebrado em 18 de outubro) no plenário do Senado Federal
leia maisUrologista brasileiro é o novo secretário-geral da CAU
Dr. Hamilton Zampolli (SP) foi eleito por unanimidade secretário-geral da Confederação Americana de Urologia (CAU)
leia mais