SBU e APU realizam Simpósio Luso-Brasileiro de Urologia no Congresso da CAU
A Sociedade Brasileira de Urologia e a Associação Portuguesa de Urologia (APU) realizaram o tradicional Simpósio Luso-Brasileiro durante o XLIII Congresso da Confederação Americana de Urologia (CAU), sediado em Punta Cana (República Dominicana), de 2 a 5 de outubro de 2024.
O simpósio, realizado no dia 2 de outubro, faz parte das atividades colaborativas entre a SBU e a APU e resultou em discussões de alto nível científico, com a participação de palestrantes de renome internacional, referências em suas áreas de atuação. No corrente ano, a temática do simpósio foi “The good, the bad and the ugly about new technologies and medicines in urology”.
Os temas apresentados foram direcionados à aplicação das novas tecnologias nas diversas subáreas da urologia, considerando seu impacto na prática clínica, princípios éticos e acesso aos pacientes. Com direção dos Drs. Luiz Otávio Torres, presidente da SBU, e Miguel Silva Ramos, presidente da APU, o Simpósio Luso-Brasileiro foi muito bem avaliado pelos congressistas.
“Foi mais uma grande oportunidade para estreitamento dos laços entre a SBU e a APU e a continuidade da colaboração entre as entidades. Já demos início a essa parceria há alguns anos e a cada encontro vemos o quanto temos a contribuir uns com os outros”, destaca Dr. Luiz Otavio Torres.
“A participação ativa de urologistas brasileiros e portugueses permitiu ressaltar as semelhanças e as diferenças existentes nos contextos de saúde pública nos nossos países”, afirma Dr. Miguel Silva Ramos.
Além do Simpósio Luso-Brasileiro, a SBU teve participação ativa no Congresso da CAU, com diversos palestrantes brasileiros na programação científica, incluindo sessões plenárias, cursos teóricos e práticos.
Dr. Márcio A. Averbeck
Diretor da Comissão de Relações Internacionais da SBU
Dr. Tiago Mierzwa
Membro da Comissão de Relações Internacionais da SBU
Veja também:
TARGET apresenta campanha de câncer de rim
O TARGET do dia 13 de junho apresentou o tema "Campanha câncer de rim", que incluiu os módulos: Diagnóstico, avaliação de risco e estratificação e Tratamento cirúrgico e doença avançada.
leia maisCongresso mineiro fortalece urologia brasileira
De 11 a 13 de junho Belo Horizonte sediou o XXIII Congresso Mineiro de Urologia, que contou com a participação de aproximadamente 700 pessoas.
leia maisTumor renal no PEDAU
Tumor renal – o que um acadêmico de medicina precisa saber
leia mais