SBU é convidada para reunião presencial no Ministério da Saúde e participação no projeto de expansão das vasectomias no SUS

A Diretoria da SBU se reuniu, no dia 11 de outubro, com as equipes da Área Técnica de Saúde do Homem (Cosah), Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e Coordenação-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (CGCAN) do Ministério da Saúde. Na pauta o Novembro Azul, o projeto de vasectomia do SUS e o debate sobre a distribuição de urologistas no sistema público.
Representando a SAES, Rodrigo Cariri de Almeida falou sobre o programa de mais acesso a especialistas que está sendo implementado pelo Ministério da Saúde para que o paciente tenha acesso ao seu diagnóstico completo em até 30 dias, sem que tenha que voltar à atenção primária após fazer exames. Ele pediu ajuda da SBU para entender quantos urologistas existem e onde eles estão. “Acredito que não faltem urologistas, mas que haja uma má distribuição”, disse. Almeida convidou a SBU para participar de uma reunião presencial com o secretário para que juntos possam melhorar o acesso ao urologista no SUS.
O coordenador da Cosah, Celmário Brandão, explicou que o foco no Novembro Azul do Ministério este ano será a saúde sexual e reprodutiva. Haverá um webinário no dia 1º de novembro, às 10h, sobre a temática e também para celebrar os 15 anos da área. O evento será transmitido pelo canal do DataSUS no YouTube.
Celmário convidou a SBU para participar do projeto de vasectomias no SUS, que pretende expandir o procedimento, e que hoje conta com uma fila de espera de 800 dias.
A diretoria da SBU confirmou sua participação nas iniciativas e se colocou à disposição para poder ajudar na criação de políticas públicas.
Representaram a SBU no encontro: o vice-presidente, Dr. Rodolfo Borges, o coordenador da Escola Superior de Urologia, Dr. Roni Fernandes, o diretor da Comissão de Relações Institucionais e Governamentais, Dr. Ricardo Vita, a diretora de Comunicação, Dra. Karin Anzolch, e a assessora de imprensa da SBU, Aline Thomaz. Pelo Ministério da Saúde estiveram presentes, pela Cosah, Celmário Brandão, Caroline di Celio, Isabela Soares e Fernando Pessoa; pela SAES, Rodrigo Cariri de Almeida; e pela CGCAN, Laura Campos.

Veja também:
Ministério da Saúde conta com apoio da SBU para ampliar vasectomia no SUS
O Ministério da Saúde (MS) procurou a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para discutir estratégias de ampliação do acesso à vasectomia no SUS
leia maisConheça o vencedor do BrasileUro 2023 e inscreva-se na edição deste ano
O BrasileUro é um campeonato de 30 perguntas gerais de múltipla escolha e vem fazendo sucesso nas últimas edições do Congresso Brasileiro de Urologia
leia maisSBU na Estrada: São Luís, Florianópolis e Goiânia
No último dia 25 de março, aconteceu o SBU na Estrada simultaneamente em São Luís (MA), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC) com o tema “Disfunções miccionais e HPB”.
leia mais