SBU e Ministério da Saúde alertam sobre importância de se prestar atenção à cor da urina

Em parceria com o Ministério da Saúde, a SBU lançou no dia 26 de agosto uma ação nas redes sociais com o objetivo de alertar o público leigo sobre a importância de prestar atenção à coloração da urina.
“A urina tem um papel fundamental para a saúde do corpo. Além de dar vários sinais sobre a saúde de uma pessoa, uma de suas funções é eliminar diversas toxinas do organismo. ️É muito importante ficar atento à cor e ao aspecto da urina para a detecção de possíveis problemas”, diz a postagem, publicada em parceria com os perfis @minsaude e @portaldaurologia.
“Desde os tempos antigos até a era vitoriana, a urina foi utilizada como a principal ferramenta de diagnóstico das doenças, inclusive fazendo parte da medicina hipocrática. Textos mencionavam e descreviam a aparência, o volume e a cor da urina relacionando com possíveis significados. Com o tempo e com o avanço do conhecimento e da tecnologia, muitos desses conhecimentos, mesmo quando verdadeiros, acabaram fugindo do domínio das pessoas, especialmente dos leigos. Mas a urina segue trazendo uma série de informações importantes, e resgatar alguns desses conhecimentos não só é uma forma simples e sem custos de alertar sobre as doenças, como pode salvar vidas. Por essa razão achamos tão importante essa iniciativa”, reforça a diretora de Comunicação da SBU, Dra. Karin Jaeger Anzolch, que participou da elaboração do material.
Veja e ajude a divulgar
Acesse
Veja também:
SBU em Casa apresenta o tema tumores de testículo
"Tumores de testículo - condução clínico-cirúrgica em casos desafiadores" foi o assunto do SBU em Casa do dia 24 de abril.
leia maisBexiga hiperativa no SBU em Casa
Bexiga Hiperativa: estratégias para acertar na escolha terapêutica e evitar fracassos
leia maisTumores de testículo: abordagem clínica e cirúrgica segundo as diretrizes atuais
O webinar incluiu os módulos:" Como realizar o diagnóstico e o estadiamento clínico" e "Tratamento das metástases de retroperitônio no câncer de testículo".
leia mais