SBU participa de fórum sobre uso de esteroides anabolizantes

No dia 8 de julho foi realizado no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) o fórum “Esteroides anabolizantes para fins estéticos: um problema de saúde pública”. A SBU foi representada pela Dra. Karin Anzolch, diretora de Comunicação da Nacional e também conselheira da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) - exercício ilegal da medicina do Cremers.
O evento debateu o uso crescente e indiscriminado de esteroides anabolizantes pela população, alertando sobre os riscos, nem sempre preveníveis, do uso dessas substâncias como um crescente e grave e subnotificado problema de saúde pública e que põe em risco sobretudo os mais jovens, cuja utilização tem se mostrado em ascensão.
Na ocasião, Dra. Karin esclareceu que a SBU já tem realizado diversas ações de caráter educativo e pedagógico, tanto as dirigidas à população, com lives, vídeos e postagens nas suas redes sociais e Portal da Urologia, quanto as dirigidas aos acadêmicos de medicina, residentes de urologia e urologistas em geral, promovendo webinars, mesas de discussão multidisciplinares e participação em eventos científicos.
O evento contou com a participação de autoridades e diversos representantes de Sociedades de especialidade, faculdades de medicina, associação de acadêmicos de medicina, Academia Sul-Rio- Grandense de Medicina, OAB, Anvisa, Conselho Regional de Farmácia e Promotoria de Justiça, entre outros.
Cada especialidade pôde apresentar as consequências em suas respectivas áreas, bem como discutir possíveis ações para coibir o uso indiscriminado dessas substâncias. Do fórum foi lavrada a Carta de Porto Alegre, que visa alertar a população e as autoridades, conclamando para uma ação conjunta.

Veja também:
Ministério da Saúde conta com apoio da SBU para ampliar vasectomia no SUS
O Ministério da Saúde (MS) procurou a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para discutir estratégias de ampliação do acesso à vasectomia no SUS
leia maisConheça o vencedor do BrasileUro 2023 e inscreva-se na edição deste ano
O BrasileUro é um campeonato de 30 perguntas gerais de múltipla escolha e vem fazendo sucesso nas últimas edições do Congresso Brasileiro de Urologia
leia maisSBU na Estrada: São Luís, Florianópolis e Goiânia
No último dia 25 de março, aconteceu o SBU na Estrada simultaneamente em São Luís (MA), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC) com o tema “Disfunções miccionais e HPB”.
leia mais