Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
05/01/2024

Urologista é empossado na Academia Nacional de Medicina da França

Tags: NOTÍCIAS

O urologista Dr. Francisco Sampaio tomou posse na Academia Nacional de Medicina da França como membro associado estrangeiro, na segunda divisão (cirurgia), em sessão solene realizada no dia 19 de dezembro, em Paris. Essa é mais alta posição que um estrangeiro pode ocupar na referida entidade.

“Para mim, que tive interações importantes com a França, inclusive fazendo parte de meu mestrado em 1986, com tese em Sistema Coletor do Rim, realizei e presidi sessões conjuntas com a Academia Francesa, significa o coroamento de uma parceria importante e profícua com os franceses”, afirma o urologista.

Dr. Sampaio vai suceder ao Dr. Ivo Pitanguy, sendo no momento o único brasileiro na segunda divisão na entidade. “Sinto-me muito honrado em ocupar essa posição, sucedendo ao Dr. Ivo Pitanguy, falecido em agosto de 2016, e sendo no momento o único brasileiro na divisão de cirurgia/especialidades cirúrgicas. Existem apenas quatro brasileiros na posição de Membro Associado Estrangeiro na Academia Francesa: dois em ciências básicas, um em clínica e eu em cirurgia. Penso que um urologista, membro titular da SBU há 37 anos e ex-editor do Int Braz J Urol, como único brasileiro na segunda divisão, entre todas as especialidades cirúrgicas, honra a urologia brasileira e demonstra o prestígio de nossa especialidade em nível internacional. A urologia brasileira é hoje respeitada em todo o mundo, graças à alta qualidade de nossos urologistas e dos trabalhos científicos oriundos de nosso país”, destaca.

Dr. Francisco Sampaio é reitor do Centro Universitário Geraldo Di Biase, pesquisador 1-A do CNP e cientista da Faperj. Foi presidente da Academia Nacional de Medicina por dois mandatos (2015-2017 e 2022-2023) e está presente há seis edições na lista da Stanford University (EUA) dos cientistas mais influentes do mundo.

Veja também:

22/02/2024

Seccionais realizam ações em prol da campanha de conscientização do câncer de pênis

As seccionais da SBU continuam promovendo ações para conscientizar o público leigo sobre a importância da prevenção do câncer de intestino. Confira.

leia mais
16/02/2024

SBU Nacional e seccionais alertam sobre câncer de pênis

A SBU Nacional e as seccionais têm realizado um intenso trabalho de conscientização sobre o câncer de pênis.

leia mais
07/02/2024

Prevenção das ISTs: o que é importante saber

Confira estas recomendações importantes para prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs):

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar