Urologista é empossado na Academia Nacional de Medicina da França
O urologista Dr. Francisco Sampaio tomou posse na Academia Nacional de Medicina da França como membro associado estrangeiro, na segunda divisão (cirurgia), em sessão solene realizada no dia 19 de dezembro, em Paris. Essa é mais alta posição que um estrangeiro pode ocupar na referida entidade.
“Para mim, que tive interações importantes com a França, inclusive fazendo parte de meu mestrado em 1986, com tese em Sistema Coletor do Rim, realizei e presidi sessões conjuntas com a Academia Francesa, significa o coroamento de uma parceria importante e profícua com os franceses”, afirma o urologista.
Dr. Sampaio vai suceder ao Dr. Ivo Pitanguy, sendo no momento o único brasileiro na segunda divisão na entidade. “Sinto-me muito honrado em ocupar essa posição, sucedendo ao Dr. Ivo Pitanguy, falecido em agosto de 2016, e sendo no momento o único brasileiro na divisão de cirurgia/especialidades cirúrgicas. Existem apenas quatro brasileiros na posição de Membro Associado Estrangeiro na Academia Francesa: dois em ciências básicas, um em clínica e eu em cirurgia. Penso que um urologista, membro titular da SBU há 37 anos e ex-editor do Int Braz J Urol, como único brasileiro na segunda divisão, entre todas as especialidades cirúrgicas, honra a urologia brasileira e demonstra o prestígio de nossa especialidade em nível internacional. A urologia brasileira é hoje respeitada em todo o mundo, graças à alta qualidade de nossos urologistas e dos trabalhos científicos oriundos de nosso país”, destaca.
Dr. Francisco Sampaio é reitor do Centro Universitário Geraldo Di Biase, pesquisador 1-A do CNP e cientista da Faperj. Foi presidente da Academia Nacional de Medicina por dois mandatos (2015-2017 e 2022-2023) e está presente há seis edições na lista da Stanford University (EUA) dos cientistas mais influentes do mundo.
Veja também:
Tumores Renais e Cirurgia Robótica" foi o assunto do PEDAU do dia 5 de dezembro
O webinar incluiu: embasamento teórico e abordagem cirúrgica robótica das nefrectomias parcial e radical; aspectos clínicos, epidemiológicos e imaginologicos...
leia maisAvaliação genética e novas estratégias terapêuticas no tratamento do câncer de próstata localmente avançado e metastático foi o tema do SBU em casa da última quinta-feira
O SBU em casa da última quinta-feira teve como tema "Avaliação genética e novas estratégias terapêuticas no tratamento do câncer de próstata localmente avançado e metastático"
leia maisNovembrinho Azul estreia com sucesso
O Novembrinho Azul da SBU estreou com o pé direito! A campanha foi pauta em matérias na imprensa, viralizou no TikTok e foi tema de publicações de sociedades internacionais. Confira:
leia mais