Uroweek: atendimento a pacientes do SUS
Na semana que antecedeu o CBU 2025, urologistas voluntários participaram da Uroweek, com atendimento a mais de 600 pacientes do SUS.
No Floripa sem Sonda, realizado nos dias 10 e 11 de novembro, no Hospital Governador Celso Ramos, foram beneficiados dez pacientes do SUS com novas tecnologias de ponta para o tratamento da HPB. A SBU agradece especialmente aos idealizadores dessa iniciativa: Drs. Luiz Otávio Torres, Vicente Codagnone, Roni Fernandes, Karin Anzolch, Ubirajara Barroso e Moacir Cavalcante. E também ao Serviço de Urologia do Hospital Governador Celso Ramos, representado pelo Dr. Nivio Pascoal Teixeira, chefe do serviço, e pelos Drs. José Orlando, Flávio Moraes e Pedro Morais, além de toda a equipe médica e residentes envolvidos.
Na Ação Social Urologista Cidadão, foram atendidos 352 pacientes do SUS. A estrutura contou com 11 consultórios simultâneos, com atendimentos iniciando às 8h no MultiHospital.
Foram realizados ainda exames de imagem, sendo 15 vagas de USG pela equipe do MultiHospital e 20 microUSG em parceria com a EndoCompany.
Novembrinho Azul
As ações da Uroweek também beneficiaram o público infantil. Capitaneados pela SBU através do Departamento de Uropediatria, sob a organização do coordenador do departamento, Dr. Marcos G. Machado, e da Dra. Veridiana Andrioli, e com o apoio de diversos uropediatras do país, foram realizados, no dia 14 de novembro, no Hospital Joana de Gusmão em Florianópolis, 250 atendimentos a crianças da fila do SUS.
O mascote Azulito e personagens infantis estiveram presentes num ambiente lúdico especialmente criado para a ação e alegraram as crianças e suas famílias. Além dos atendimentos, foram distribuídos flyers educativos com os principais problemas urológicos nas crianças e adolescentes, lanches e brindes com o Azulito.
A ação teve amplo apoio da direção do hospital Joana de Gusmão, da secretaria estadual de Saúde e de diversas entidades representativas da comunidade. Também foi conduzida a coleta de dados de um novo estudo, que contou com a participação de acadêmicos de medicina e residentes.
A SBU agradece a participação de todos os voluntários que dedicaram seu tempo e contribuíram para o sucesso da Uroweek.
Veja também:
SBU lança selo em comemoração ao seu centenário
Você sabia que a SBU é uma das mais antigas e atuantes associações médicas no país? Neste ano, no dia 13 de maio, a Sociedade completa 100 anos.
leia maisConheça os membros da diretoria no biênio 2026-2027
Saiba quem são os urologistas que integram a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da SBU no biênio 2026/2027
leia mais2024/2025: biênio de grandes conquistas para a SBU
Ao longo do último biênio, a SBU vivenciou um período de intenso trabalho, avanços institucionais e resultados expressivos.
leia mais