Uroweek: atendimento a pacientes do SUS
Na semana que antecedeu o CBU 2025, urologistas voluntários participaram da Uroweek, com atendimento a mais de 600 pacientes do SUS.
No Floripa sem Sonda, realizado nos dias 10 e 11 de novembro, no Hospital Governador Celso Ramos, foram beneficiados dez pacientes do SUS com novas tecnologias de ponta para o tratamento da HPB. A SBU agradece especialmente aos idealizadores dessa iniciativa: Drs. Luiz Otávio Torres, Vicente Codagnone, Roni Fernandes, Karin Anzolch, Ubirajara Barroso e Moacir Cavalcante. E também ao Serviço de Urologia do Hospital Governador Celso Ramos, representado pelo Dr. Nivio Pascoal Teixeira, chefe do serviço, e pelos Drs. José Orlando, Flávio Moraes e Pedro Morais, além de toda a equipe médica e residentes envolvidos.
Na Ação Social Urologista Cidadão, foram atendidos 352 pacientes do SUS. A estrutura contou com 11 consultórios simultâneos, com atendimentos iniciando às 8h no MultiHospital.
Foram realizados ainda exames de imagem, sendo 15 vagas de USG pela equipe do MultiHospital e 20 microUSG em parceria com a EndoCompany.
Novembrinho Azul
As ações da Uroweek também beneficiaram o público infantil. Capitaneados pela SBU através do Departamento de Uropediatria, sob a organização do coordenador do departamento, Dr. Marcos G. Machado, e da Dra. Veridiana Andrioli, e com o apoio de diversos uropediatras do país, foram realizados, no dia 14 de novembro, no Hospital Joana de Gusmão em Florianópolis, 250 atendimentos a crianças da fila do SUS.
O mascote Azulito e personagens infantis estiveram presentes num ambiente lúdico especialmente criado para a ação e alegraram as crianças e suas famílias. Além dos atendimentos, foram distribuídos flyers educativos com os principais problemas urológicos nas crianças e adolescentes, lanches e brindes com o Azulito.
A ação teve amplo apoio da direção do hospital Joana de Gusmão, da secretaria estadual de Saúde e de diversas entidades representativas da comunidade. Também foi conduzida a coleta de dados de um novo estudo, que contou com a participação de acadêmicos de medicina e residentes.
A SBU agradece a participação de todos os voluntários que dedicaram seu tempo e contribuíram para o sucesso da Uroweek.
Veja também:
CBU 2025 realiza a primeira telecirurgia ao vivo em um congresso médico no Brasil
O 40º Congresso Brasileiro de Urologia (CBU 2025), realizado em Florianópolis, entrou para a história da medicina brasileira ao protagonizar a primeira telecirurgia ao vivo já realizada em um congresso médico no país.
leia maisCBU 2025 recebe mais de 3 mil congressistas em Florianópolis
Foram quatro dias intensos de aprendizado, troca de experiências e congraçamento entre urologias de vários estados e diferentes países.
leia maisSBU recebe urologista e residente portugueses para estágio e participação no CBU 2025
Por meio da parceria da SBU com a Associação Portuguesa de Urologia (APU), um urologista e uma residente portugueses...
leia mais