Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
29/01/2018

Diferenças entre urologista, nefrologista e proctologista

É muito comum recebermos pacientes no consultório com queixas de doenças que não competem ao urologista, principalmente aquelas relacionadas às doenças anorretais, como hemorroidas ou sangramentos intestinais. A mídia também confunde muito o papel do urologista e do nefrologista no que se refere ao transplante renal.

Para ajudar nesse sentido, farei uma explicação sucinta da diferença entre essas especialidades, tanto na formação desses profissionais, quanto no campo de atuação dos mesmos.

”Pelo fato de o urologista fazer o toque retal, muitas vezes o paciente confunde, achando que doenças nessa região são competência do urologista”

Urologista é o especialista que trata as doenças do aparelho urinário masculino e feminino, assim como as doenças do aparelho reprodutor masculino. Para isso é necessário passar pela residência de Cirurgia Geral e posteriormente de Urologia. É o cirurgião do aparelho urinário e aparelho reprodutor masculino, mas também trata de doenças clínicas.

Em síntese, no que se refere ao aparelho reprodutor, é para o homem o que o ginecologista é para a mulher.

O nefrologista é o clínico dos rins. Nesse contexto, necessita de residência em Clínica Médica e posteriormente em Nefrologia. Trata de condições clínicas nas quais não há necessidade de tratamento cirúrgico.

Na prática diária é o especialista responsável pelas clínicas de hemodiálise, trabalha junto com urologista nos casos de transplante renal, em que o urologista faz o procedimento cirúrgico e o nefrologista, o acompanhamento clínico desses pacientes.

Já o proctologista também é cirurgião, mas somente de doenças do aparelho digestivo, cólon, reto e ânus. Para isso, faz inicialmente residência em Cirurgia Geral e posteriormente em Proctologia.

Trata doenças como hemorroidas, fístulas, sangramentos intestinais, assim como inúmeras doenças inflamatórias do intestino grosso. Pelo fato de o urologista fazer o toque retal, muitas vezes o paciente confunde, achando que doenças nessa região são competência do urologista.

Na realidade, o urologista faz o toque retal unicamente para avaliar a próstata, sua consistência e tamanho, entre outros sinais.

Dr. Rodrigo Monnerat – Blumenau, SC

Veja também:

26/05/2021

SBU orienta pais a não punir crianças que fazem xixi na cama

No Dia Mundial da Enurese, celebrado este ano no dia 25 de maio, Sociedade Brasileira de Urologia aborda tema que...

leia mais
20/10/2020

Novembro Azul 2020 – faça o download dos materiais de campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais
19/10/2019

Faça o download dos materiais da campanha

A SBU preparou diversos materiais da Campanha Novembro Azul. Você pode baixá-las para imprimir e fazer parte desta importante Campanha....

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar