Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
23/05/2024

Audiência pública discute decreto que altera estrutura da CNRM

No dia 21 de maio, o urologista Dr. Luís Guilherme Teixeira dos Santos (RJ), diretor da Comissão de Defesa Profissional da SBU e conselheiro Federal de Medicina pelo Estado do Rio de Janeiro, participou de audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para discutir o Decreto 11.999/24, que altera a estrutura e o funcionamento da Comissão Nacional de Residência Médica. A audiência foi presidida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG).

“Não precisamos de mais vagas de residência, mas sim qualificá-las melhor e monitorar sua qualidade, que é o que a SBU vem fazendo através da Comissão de Defesa Profissional. É preciso ainda conceder uma estrutura para que os residentes possam ter um ensino adequado. Entre os objetivos do decreto está transformar o residente em mão-de-obra barata para que ele trabalhe como médico, quando na realidade o residente ainda está em formação. Precisamos de um ensino médico de qualidade para que possamos ter um mercado de trabalho qualificado, e o acesso de médicos aos locais necessitados não deve ser realizado pela residência médica, mas por uma política governamental de saúde com plano de cargos e salários a fim de proporcionar ao especialista uma estrutura mínima para trabalhar e viver com sua família”, frisa Dr. Luís Guilherme, que também é membro da Comissão de Ensino Médico do CFM e coordenador da Comissão de Saúde Suplementar e da Câmara Técnica de Urologia do CFM.

Participaram ainda da audiência: Dra. Annelise Meneguesso, conselheira Federal de Medicina; Dr. Francisco Eduardo Cardoso Alves, infectologista; Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, diretor científico da AMB; Dr. Mauro Ribeiro, representante do CFM na Comissão Nacional de Residência Médica; Márcio Yuri Ferreira, conselheiro da Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil; Dr. Wuilker Knoner Campos, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia; Patrícia Franco Marques, coordenadora-geral de Residências Médicas em Saúde.

Assista à íntegra da audiência: https://www.youtube.com/live/dqxOf6rtbes?si=PoTbEaofl2VbczLT

Em abril a SBU divulgou uma carta de posicionamento contra o Decreto 11.999/24.


Veja também:

23/05/2025

SBU-PA comemora sucesso do XV Congresso Norte Nordeste de Urologia

Entre os dias 15 e 17 de maio, foi realizado no Hotel Gran Mercure, em Belém (PA), o XV Congresso Norte Nordeste de Urologia

leia mais
23/05/2025

SBU em Casa apresenta destaques da AUA 2025

O SBU em Casa do dia 22 de maio teve como tema os Destaques da AUA 2025

leia mais
20/05/2025

URGENTE! A SBU quer ouvir você: contribua com evidências sobre abusos praticados por operadoras de saúde

Prezados associados, Representantes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) estiveram recentemente em Brasília

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar