Ação social da SBU leva educação em saúde, vacinação e cidadania a mais de 500 adolescentes em São Luís
Em uma iniciativa que uniu saúde, educação e cidadania, o Departamento de Urologia do Adolescente da SBU realizou uma grande ação social no Colégio Marista de São Luís (MA), durante a programação do Congresso Norte-Nordeste de Urologia, que aconteceu de 3 a 5 de junho.
A atividade beneficiou mais de 500 estudantes, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, por meio de palestras educativas, serviços de assistência social e vacinação, em uma parceria inédita com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão.
As palestras abordaram temas fundamentais da saúde do adolescente, com foco especial em puberdade, sexualidade, prevenção de doenças e autocuidado. Os especialistas destacaram a importância do acesso a informações confiáveis para que os jovens possam vivenciar essa fase da vida de forma saudável e segura.
Outro destaque da ação foi a campanha de vacinação contra o HPV, ressaltando seu papel na prevenção das verrugas genitais, do câncer de pênis, do câncer do colo do útero e de outras doenças associadas ao vírus. Além da imunização contra o HPV, foi oferecida atualização completa da carteira vacinal dos estudantes.
A adesão à sala de vacinação foi expressiva, reforçando a confiança da população no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a importância das estratégias de resgate vacinal para adolescentes.
A Defensoria Pública do Maranhão participou ativamente da iniciativa, disponibilizando orientação jurídica e assistência social, além de serviços de emissão de documentos e acolhimento de situações relacionadas a maus-tratos, vulnerabilidade social e violência doméstica.
Causou grande alegria aos estudantes a visita de jogadores do Sampaio Corrêa emprestando sua simpatia e prestígio a essa iniciativa, ressaltando a importância do esporte na educação.
Para os organizadores, a ação representa um modelo inovador de integração entre instituições voltadas à promoção da saúde e da cidadania.
“Levar conhecimento, prevenção e acesso a serviços essenciais para adolescentes é uma das formas mais efetivas de construir um futuro mais saudável. Essa parceria com a Defensoria Pública ampliou significativamente o alcance e o impacto social da iniciativa”, destacaram os coordenadores do projeto.
A ação foi coordenada pela Dra. Tereza Cristina Monteiro de Melo, chefe do Departamento de Urologia do Adolescente da SBU, reafirmando o compromisso da Sociedade com a promoção de saúde, educação e inclusão social.
A iniciativa integra o conjunto de ações sociais promovidas pela SBU, fortalecendo o papel da especialidade não apenas na assistência médica, mas também na construção de uma sociedade mais informada, protegida e acolhedora para crianças e adolescentes.
Texto: Dr. Marcos Giannetti Machado, membro do Departamento de Urologia do Adolescente da SBU
Veja também:
SBU em Casa apresenta testagem genética no câncer de próstata
"Conceitos fundamentais em testagem genética e sua aplicabilidade no câncer de próstata" foi o tema do SBU em Casa do dia 16 de julho.
leia maisO Pulo do Gato apresenta tratamento cirúrgico do câncer de bexiga
O Pulo do Gato do dia 9 de julho abordou “Tratamento cirúrgico dos tumores de bexiga: do básico ao avançado com dicas e truques cirúrgicos”.
leia maisSBU em workshop sobre EPAs
A SBU esteve presente em um importante encontro promovido pela AMB no dia 6 de julho na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), que contou com a participação do Prof. Olle ten Cate, reconhecido internacionalmente como o criador do conceito de EPAs (Entrustable Professional Activities).
leia mais