Audiência pública discute decreto que altera estrutura da CNRM
No dia 21 de maio, o urologista Dr. Luís Guilherme Teixeira dos Santos (RJ), diretor da Comissão de Defesa Profissional da SBU e conselheiro Federal de Medicina pelo Estado do Rio de Janeiro, participou de audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para discutir o Decreto 11.999/24, que altera a estrutura e o funcionamento da Comissão Nacional de Residência Médica. A audiência foi presidida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG).
“Não precisamos de mais vagas de residência, mas sim qualificá-las melhor e monitorar sua qualidade, que é o que a SBU vem fazendo através da Comissão de Defesa Profissional. É preciso ainda conceder uma estrutura para que os residentes possam ter um ensino adequado. Entre os objetivos do decreto está transformar o residente em mão-de-obra barata para que ele trabalhe como médico, quando na realidade o residente ainda está em formação. Precisamos de um ensino médico de qualidade para que possamos ter um mercado de trabalho qualificado, e o acesso de médicos aos locais necessitados não deve ser realizado pela residência médica, mas por uma política governamental de saúde com plano de cargos e salários a fim de proporcionar ao especialista uma estrutura mínima para trabalhar e viver com sua família”, frisa Dr. Luís Guilherme, que também é membro da Comissão de Ensino Médico do CFM e coordenador da Comissão de Saúde Suplementar e da Câmara Técnica de Urologia do CFM.
Participaram ainda da audiência: Dra. Annelise Meneguesso, conselheira Federal de Medicina; Dr. Francisco Eduardo Cardoso Alves, infectologista; Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, diretor científico da AMB; Dr. Mauro Ribeiro, representante do CFM na Comissão Nacional de Residência Médica; Márcio Yuri Ferreira, conselheiro da Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil; Dr. Wuilker Knoner Campos, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia; Patrícia Franco Marques, coordenadora-geral de Residências Médicas em Saúde.
Assista à íntegra da audiência: https://www.youtube.com/live/dqxOf6rtbes?si=PoTbEaofl2VbczLT
Em abril a SBU divulgou uma carta de posicionamento contra o Decreto 11.999/24.
Veja também:
O uso indiscriminado de esteroides anabolizantes por jovens em idade fértil
O último SBU em casa do ano foi ao ar na quinta-feira, dia 19 de dezembro
leia maisEPM-Unifesp: veja lista de aprovados nos fellows
A Disciplina de Urologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) divulgou a lista de aprovados nos fellows.
leia maisRetrospectiva 2024 da SBU
O ano de 2024 foi de atividades intensas para a SBU, com participação em congressos nacionais e internacionais, mais de 40 webinars, parcerias com entidades...
leia mais