Exclusivo associados

Efetue login para acessar todo conteúdo exclusivo para associados da SBU.

Dados não conferem. Por favor, tente novamente.
Ainda não é associado? Clique aqui
09/04/2026

Parceria entre SBU e AUA avança com intercâmbio de especialistas e residentes

Tags: AUA

A SBU segue fortalecendo sua atuação internacional e ampliando parcerias estratégicas com importantes entidades globais. Na última semana, foi realizada uma reunião virtual com representantes da American Urological Association (AUA), com o objetivo de alinhar e expandir iniciativas conjuntas para o ano de 2026.

Participaram do encontro, representando a SBU, o diretor de Relações Internacionais, Dr. Marcio Averbeck, e o presidente da entidade, Dr. Roni Fernandes. Pela AUA, estiveram presentes o Dr. Jorge Gutierrez, liaison para a América Latina, e a Sra. Lori Agbonkhese, diretora de programas internacionais.

Durante a reunião, foram ratificadas as tradicionais e bem-sucedidas iniciativas de intercâmbio entre as duas sociedades. Em 2026, dois urologistas brasileiros, entre cinco e 15 anos de formação, participarão do programa de scholars nos Estados Unidos ao longo do mês de maio. Da mesma forma, o Brasil receberá dois scholars da AUA, que vêm para o país no segundo semestre e estarão presentes nas atividades do Congresso Paulista de Urologia.

Outro destaque importante será o envio de dois médicos residentes brasileiros para o Congresso Anual da AUA, que neste ano ocorrerá em Washington, DC. Um dos representantes participará do tradicional Residents’ Bowl, competição acadêmica de alto nível que reúne residentes de diversas regiões dos Estados Unidos em rodadas de perguntas sobre temas científicos em urologia.

Além dos programas de intercâmbio, a AUA também enviará palestrantes internacionais para eventos no Brasil ao longo de 2026, incluindo o Congresso Sul-Brasileiro de Urologia e o Congresso Paulista de Urologia, reforçando o compromisso com a educação continuada e a troca de conhecimento.

Um marco histórico desta parceria foi alcançado durante o encontro: pela primeira vez, ficou acordado que os highlights do Congresso da AUA poderão ser apresentados em múltiplos eventos regionais no Brasil. Dessa forma, os principais avanços científicos discutidos no congresso americano serão compartilhados não apenas no Congresso Sul-Brasileiro de Urologia, mas também no Congresso Mineiro de Urologia e no Congresso Norte-Nordeste, ampliando significativamente o alcance dessas atualizações.

Durante a reunião, o Dr. Roni Fernandes também reforçou o convite para que representantes da AUA participem das comemorações do centenário da SBU, que acontecerá no dia 27 de maio, no Rio de Janeiro. A celebração dos 100 anos da SBU representa um momento histórico para a urologia brasileira, e a presença de sociedades internacionais parceiras reforça a relevância e a trajetória da instituição no cenário global.

A SBU segue avançando, fortalecendo conexões internacionais e promovendo oportunidades únicas para seus associados. Em breve, novas iniciativas e conquistas serão compartilhadas com toda a comunidade urológica brasileira.

Texto: Dr. Márcio Averbeck


Veja também:

22/05/2026

SBU em Casa apresenta Destaques da AUA

O SBU em Casa do dia 21 de maio teve como tema “Destaques da AUA 2026”

leia mais
22/05/2026

SBU fortalece parceria com a AUA em congresso anual

De 15 a 18 de maio Washington sediou o AUA Annual Meeting, o maior congresso da especialidade no mundo.

leia mais
12/05/2026

Festa de 100 anos da SBU

A Sociedade Brasileira de Urologia nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1926, e desde então tornou-se uma das mais respeitadas instituições médicas do país.

leia mais

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar