Residente relata experiência no Best of EUREP
A convite da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e da Confederação Americana de Urologia (CAU), eu, Ana Beatriz Pereira de Souza, e Lukas Costa Salles, residentes do último ano da Urologia da Unicamp, tivemos a oportunidade de participar, nos dias 10 a 13 de dezembro de 2025, do Best of EUREP, realizado na Cidade do México. O evento foi um projeto piloto da European Association of Urology (EAU) na América Latina, destinado a residentes de Urologia das Américas e da Espanha.
Durante os dias de atividade, participamos de aulas em inglês ministradas por professores de destaque nas principais subespecialidades da Urologia, provenientes de diferentes países (Grécia, Argentina, Estados Unidos, Espanha e França). Foram revisadas as principais recomendações dos Guidelines da EAU e suas atualizações, além de discutidos insights sobre técnicas cirúrgicas e manejo de complicações.
Antes e após as aulas teóricas, tivemos a oportunidade de participar de treinamentos práticos (hands-on) em modelos de alta qualidade, com foco em laparoscopia, GreenLight, implante de prótese peniana, HoLEP e RTU, sempre sob orientação de professores experientes.
Foram dias intensos de aprendizado e troca de conhecimento com docentes e residentes de diferentes países, além de uma vivência cultural enriquecedora, em um ambiente estimulante e propício à construção de novas amizades e conexões profissionais.
O EUREP (European Urology Residents Education Programme), programa que deu origem ao Best of EUREP, também organizado pela EAU, foi idealizado para preparar residentes europeus para a prova final da residência médica, por meio de revisão estruturada dos Guidelines da EAU. O curso é tradicionalmente realizado em Praga, e também tivemos a honra de participar dessa edição, entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro de 2025. O Best of EUREP configura-se como uma versão compacta do EUREP, porém igualmente enriquecedora.
Ambos os programas representam oportunidades únicas de testar conhecimentos, esclarecer dúvidas, discutir protocolos e técnicas cirúrgicas e conhecer tecnologias ainda não disponíveis no Brasil. São experiências que ampliam a visão sobre a Urologia e permitem enxergar nossa especialidade sob a perspectiva de profissionais inseridos em realidades distintas, promovendo crescimento profissional e cultural.
Nos dois programas, fomos os únicos representantes do Brasil. Compartilho aqui minha experiência com o objetivo de incentivar outros residentes a se inscreverem e participarem dessas iniciativas, ampliando a presença da Urologia brasileira em eventos internacionais.
Dra. Ana Beatriz Pereira de Souza, residente do 5º ano Urologia – Unicamp
Veja também:
SBU participa de revisão da Declaração de Taipei
Dr. Roni Fernandes representou a SBU no 2º Encontro Aberto de Especialistas sobre a revisão da Declaração de Taipei.
leia maisIncontinência urinária no PEDAU
O PEDAU do dia 5 de março apresentou o tema “Incontinência urinária - campanha Saia do Molhado!
leia maisTARGET aborda câncer de pênis
No mês da campanha Cuide! Você só tem um, o TARGET do dia 28 de fevereiro teve como tema “Câncer de pênis".
leia mais