Câmara Municipal de São Paulo realiza sessão sobre campanha #VemProUro

A Câmara Municipal de São Paulo realizou no dia 5 de outubro uma cerimônia híbrida de encerramento da terceira edição da campanha #Vemprouro, que visa a conscientizar sobre a saúde do adolescente do sexo masculino. O evento foi iniciativa do vereador Rodrigo Goulart e foi transmitido ao vivo pela TV Câmara.

Compuseram a mesa: Prof. Antonio Carlos Pompeo (presidente da SBU), Dra. Regiane Gama Xavier (presidente da Sociedade Federal de Instrumentação Cirúrgica), Dr. Roni de Carvalho Fernandes (diretor de Comunicação da SBU) e Dr. Daniel Suslik Zylbersztein (coordenador da campanha #Vemprouro). Os Drs. Alfredo Canalini (secretário-geral da SBU), Karin Anzolch (editora-chefe do BODAU) e Ricardo Vita (diretor do Departamento de Integração Associativa) participaram do evento de forma remota.

Prof. Antonio Carlos Lima Pompeo discorreu sobre a história da SBU e da Urologia e as atividades que a Sociedade desenvolve, como educação continuada para os urologistas e campanhas de esclarecimento do público leigo. “Em nome da SBU agradeço à Câmara de Vereadores e em particular ao vereador Rodrigo Goulart por realizar esta sessão. A Urologia é a especialidade que mais se relaciona com os homens. A SBU foi fundada em 1926 e congrega 5 mil urologistas. A campanha que se encerra hoje teve um sucesso nacional e mostrou que a sociedade ainda não se conscientizou sobre a importância da saúde do adolescente e isso pode acarretar problemas no futuro.”

Dr. Alfredo Canalini falou sobre a atuação da SBU na conscientização e informação à população e citou outras campanhas realizadas pela SBU. “Recentemente constatamos pela pesquisa realizada pela SBU que a sexualidade ainda é um tabu entre os adolescentes. Isso mostra a importância de campanhas como essa para esclarecimento dos pais e dos próprios adolescentes. Lembro a todos que a vocação do médico tem início na solidariedade humana.”

O idealizador da #Vemprouro, Dr. Daniel Suslik Zylbersztein, analisou os três anos da campanha. “Mais do que um encerramento, vejo esta sessão de hoje como o grande início de uma campanha que em 2019 foi abraçada pela SBU. A #vemprouro é uma campanha de vanguarda ao chamar atenção para a necessidade de implementação de uma política de saúde social para adolescentes masculinos e destacar a importância na prevenção de doenças e promoção de saúde para essa população.”

Dr. Roni Fernandes ressaltou os resultados da terceira campanha de saúde do adolescente masculino. “Tivemos mais de cem inserções na imprensa, entre elas a participação do Dr. Daniel no programa Conexão Legislativa, da Alesp; matérias no portal UOL, na Agência Brasil, no BOL e stories no Instagram da revista Veja Saúde. Realizamos ainda ações como o evento Grenal da saúde do homem e uma semana inteira com podcasts da Rádio SBU sobre questões relacionadas à saúde do adolescente. Aprender sempre e ensinar tudo o que aprendemos é o legado da SBU.”

Dr. Ricardo Vita falou sobre futuras campanhas e parcerias com a Câmara Municipal. “Em novembro teremos o novembro azul, para conscientização do câncer de próstata e de toda a saúde masculina. Contamos com essa parceria com a Câmara Municipal para intensificarmos o quanto mais possível esse nosso papel e transformar as nossas ideias em realidade e estabelecer essas ações de forma plena em prol da população.”

Dra. Karin Anzolch destacou a agenda anual das campanhas da SBU. “Atualmente a atuação da SBU é muito mais que o novembro azul, realizamos outras ações ao longo do ano. Este mês, por exemplo, estamos nos dedicando ao esclarecimento dos problemas da saúde da mulher que são de responsabilidade do urologista.”

No encerramento da sessão, Prof. Pompeo comemorou a realização da cerimônia. “Essa sessão foi muito proveitosa. A SBU não para, trabalha diuturnamente em prol da saúde da população. Para mim como presidente é um orgulho muito grande ter ao meu lado colegas que se dedicam com afinco aos seus pacientes”, finalizou.

 

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.