Ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a incontinência urinária

A SBU, com o apoio da Astellas, realiza durante o mês de março a campanha “Urinar assim é normal?” para conscientizar a população sobre a incontinência urinária. No dia 14 de março é celebrado o Dia Mundial da Incontinência Urinária.

No Brasil, 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos apresentam incontinência urinária.

“Muitas pessoas têm medo de discutir o problema até mesmo com um profissional de saúde. Há a percepção errada de que a incontinência urinária é inevitável com o envelhecimento e de que não há tratamentos efetivos para tratá-la”, destaca o chefe do Departamento de Disfunções Miccionais da SBU, Dr. Cristiano Gomes.

A campanha conta com uma websérie com especialistas que respondem as perguntas mais comuns feitas pelos pacientes, além de material elucidativo nos sites (www.urinarassim.com.br e www.portaldaurologia.org.br) e redes sociais (@portaldaurologia e @urinarassim). Também será realizada ação de orientação da população em locais públicos.

Os principais tipos de incontinência são:

– Incontinência urinária aos esforços: perda urinária ao fazer esforços, como tossir, espirrar, carregar pesos ou levantar-se. É causada pelo enfraquecimento do esfíncter urinário e das estruturas que sustentam a uretra e a bexiga.

– Incontinência urinária de urgência: perda de urina acompanhada ou precedida pela sensação de urgência para urinar. Na maior parte das vezes não há uma causa aparente.

Fatores de risco
Estima-se que a chance de apresentar incontinência urinária após os 70 anos seja 4 a 5 vezes maior do que na faixa etária de 20 a 40 anos. Ter muitos filhos, antecedente de cirurgias ginecológicas, diabetes, obesidade e a presença de doenças neurológicas são outros fatores que predispõem à doença. Nos homens, além da idade, cirurgias na próstata são o principal fator de risco.

Comments are closed.